TV GC

Fumaça de queimadas cobre Santa Catarina

Nas imagem de satélite mostra bem a grande área da América do Sul, incluindo SC que temos essa fumaça.

Região - 23/08/2021 14:14

Manhã de segunda em Florianópolis com fumaça (Foto: Leandro Puchalski)


A massa de ar seco e quente que está presente desde a semana passada em grande parte da América do Sul ajudou a aumentar ainda mais a quantidade de focos de calor e de queimadas. Estamos com uma grande quantidade de áreas com fogo no Centro Oeste - região do Pantanal - e Norte - Amazônia - do Brasil, mas principalmente nos países vizinhos da Bolívia e Paraguai.

Isso vem jogando na atmosfera uma grande quantidade de fumaça. Esse ar quente e seco que está Santa Catarina avançou pela ação de ventos na baixa atmosféra - mais ou menos a 1,5 km de altura. A direção desse vento é justamente das regiões onde as queimadas estão ocorrendo, ou seja, toda a fumaça destas regiões é empurrada por estes ventos em direção ao nosso Estado.

A imagem de satélite abaixo mostra bem a grande área da América do Sul - incluindo SC - que temos essa fumaça. Tudo que está em branco são nuvens, mas tudo que é um cinza mais transparente é a presença da fumaça.

Na maior parte de SC se não tivessemos a fumaça, o dia hoje seria de céu azul. Mas como da para perceber na foto da região de Florianópolis, temos uma cortina de fumaça deixando o céu mais acinzentado.

Entre hoje e quarta-feira vamos continuar com ventos em altitude trazendo essa fumaça. Condição que baixa a qualidade do ar. Só na noite de quarta para quinta é que esse vento em altitude muda de direção fazendo com que não tenhamos por alguns dias mais essa quantidade de fumaça.


Fonte: NSC TOTAL
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.