TV GC

Baixo volume de chuva em SC traz preocupação

A Defesa Civil do Estado desenvolveu um índice de seca. Nele se leva em consideração não só o que ocorre de chuva, mas também os impactos disso no aspecto social, econômico e ambiental.

Estado - 24/08/2021 08:49


A maior parte deste mês de agosto teve não só poucos dias de chuva como baixos volumes na maior parte das cidades. Situação que vem agravando a questão da estiagem em todas as regiões. Para terem ideia, até esse dia 24 a região que "mais" teve chuva foi a pequena faixa do Nordeste do Estado entre Itapoá, São Bento do Sul e Joinviile, mesmo assim algo na casa dos 60 mm.

O problema é que a última vez que tivemos chuva dentro e até acima do padrão do mês foi em Junho. Julho já foi um período de redução da chuva. Agosto só acompanhou. Nos mapas abaixo temos a anomalia de chuva de Junho até agora. Eles mostram quanto a chuva ficou acima - azul - ou abaixo - marrom - do normal de chover em cada um dos meses. Nota-se claramente que a situação é de baixo volume em Julho e agora Agosto.


A Defesa Civil do Estado desenvolveu um índice de seca. Nele se leva em consideração não só o que ocorre de chuva, mas também os impactos disso no aspecto social, econômico e ambiental. A partir daí temos uma escala da seca que vai desde a fraca até a Excepcional. O mapa abaixo mostra as cidades de SC estão dentro de cada escala de seca:

Observem que 93% das cidades estão em algum estágio de seca, ou seja, é um problema de todas as regiões.

A Defesa Civil também trabalha com o Índice Hidrológico, ou seja, uma estimativa da quantidade de água armazenada no solo do Estado. Tanto Norte quanto Sul e Oeste deverão seguir com menos água armazenada no solo do que o ideal até o final do ano. Isso mesmo que tenhamos momentos de chuva.

A boa notícia é que nesta semana - entre final da quarta e a quinta - uma nova frente fria (sistema de chuva e não de frio) avance do RS para o nosso Estado. Isso deverá trazer nuvens carregadas. Há previsão de chuva para a segunda parte da semana. A questão é que deverá ser uma chuva bem passageira e no geral com volumes baixos. Pontualmente até poderemos ter algo entre 20 e 35 mm, mas poucas áreas.

Nada que vão resolver a questão da estiagem. Portanto, é importante que cada cidadão tenha consciência e faça sua parte economizando água o máximo que conseguir.


Fonte: NSC TOTAL
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.