TV GC

Caso em Palmitos sobre doses perdidas após o não funcionamento de geladeira está em inquérito policial

Após avaliação, das 2.279 doses de vacinas contra a Covid-19 armazenadas, 498 serão incineradas e 1781 estão aptas a ser reutilizadas

Palmitos - 27/08/2021 17:49
Carregando Vídeo

Na manhã de sexta-feira, dia 27 de agosto, o prefeito, Dair Enge, e o secretário de saúde, Juarez Rossini, realizou uma coletiva de imprensa sobre a vacinação contra a Covid-19 no município de Palmitos.

No primeiro momento, o prefeito abordou sobre o caso da geladeira da sala de vacinas, que por parar de funcionar, acarretou na inutilização de doses. “Nós fomos informados que a geladeira onde estavam as vacinas estava desligada, e de imediato, com o secretário, tomamos as medidas legais, ou seja, oficializamos ao delegado da regional da Polícia Civil, e no mesmo dia determinou-se que investigadores viessem até o Posto de Saúde para ver o que estava acontecendo. Então, tomamos as medidas, além disso, estabelecemos um inquérito interno no local, junto a equipe que lá está trabalhando. Nos surpreende a situação, há várias situações de suspeitas pois pode ser falha humana de trabalho, como também pode ser outra situação, mas quem vai apurar isso é a polícia, não é o prefeito”, destacou.

DOSES PERDIDAS

Segundo o prefeito, naquele dia, havia 2.279 doses de vacinas contra a Covid-19 armazenadas. “Dessas vacinas, foram condenadas 498 doses, ou seja, as vacinas da Pfizer foram condenadas e serão incineradas. Já estão separadas e com identificação, para orientação de como serem incineradas”, relata.

Ainda segundo Dair, as doses que restaram foram todas examinadas e liberadas para o uso. “As demais vacinas, que somam o total de 1.781, essas foram avaliadas e autorizadas a serem aplicadas e vão ser aplicadas. Nos próximos dias nós estaremos aumentando o número de pessoas a serem vacinadas, por já temos essas vacinas que estavam programadas para serem aplicadas e além disso estaremos recebendo mais um lote de doses”, enfatiza.


PROGRAMAÇÃO PARA APLICAÇÃO DAS VACINAS

O secretário de saúde afirmou que nos próximos dias serão realizadas aplicações com mais grupos em um somente dia, para retomar com as vacinas atrasadas. Veja o cronograma de vacinação na íntegra:

SÁBADO – 28/08

Segunda dose para – Professores que receberam a primeira dose do imunizante no sábado, dia 05/02;

Horário de atendimento – 08h às 12h

SEGUNDA-FEIRA – 30/08

Segunda dose para – Pacientes com a segunda dose aprazada para os dias 21 ao dia 31/08 e atrasados;

Vacinas para este dia – Astrazeneca/Fiocruz/Coronavac/Butantan;

Horário de atendimento – 08h às 10h45 e 13h às 16h

TERÇA-FEIRA – 31/08

Primeira dose para: Adultos a partir de 18 anos;

Horário de atendimento – 08h às 10h45 e 13h às 16h

QUARTA-FEIRA – 01/09

Segunda dose para: Pacientes com segunda dose aprazada para os dias 01 e 02/09 e atrasados;

Vacinas para este dia – Astrazeneca/Fiocruz;

Horário de atendimento – 08h às 10h45 e 13h às 16h

As aplicações serão todas realizadas no Centro de Idosos do município.

AMPLIAÇÃO DA IDADE PARA RECEBER A VACINA DA COVID-19

Conforme Rossini, na do dia 2 e 3 de setembro, se for possível, será organizado mais algumas aplicações para segunda dose. “A gente está aguardando mais vacinas, se vim segunda dose, a gente vai tentar fazer ao máximo na população que já tem a primeira dose, para ter também a segunda dose. Já recebemos também a informação que no começo do mês de setembro será aberto a vacinação para as pessoas dos 12 aos 17 anos. Primeiramente as pessoas que  tem comorbidade, mas assim como for recebendo a gente vai divulgando o calendário”, finaliza.


Foto: Ana Paula Costa – Coletiva de imprensa com o prefeito, Dair Enge, e o secretário de saúde, Juarez Rossini.
Fonte: Ana Paula da Costa / Redação Tv Expresso
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.