TV GC

Agentes comunitários de Riqueza destacam trabalhos realizados em tempos de pandemia

Segundo Suellen Fincatto, o Agente Comunitário de Saúde (ACS), desempenha um papel fundamental na equipe de atenção à saúde no que se refere à relação de trocas de experiências entre usuários e os profissionais de saúde

Riqueza - 27/08/2021 22:29 (atualizado em 27/08/2021 22:32)

Foto: Ascom Saúde Riqueza – Agente Comunitário de Saúde, Vanderleia Pesamosca.

Diante da pandemia pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), os Agentes Comunitários de Saúde tiveram que modificar o contexto do seu trabalho, no que diz respeito às visitas domiciliares, devido às recomendações e restrições de contato próximo, afim de evitar a propagação da doença. Em entrevista à reportagem da TV Expresso, a enfermeira responsável pelas ACS’s de Riqueza, Suellen Fincatto, comentou sobre o andamento das atividades no município.

Conforme a enfermeira, foi orientado que os agentes de saúde priorizasse as visitas domiciliares em famílias com hipertensos, diabéticos, gestantes, crianças até 2 anos, pacientes com câncer, não realizando as atividades dentro domicílio, apenas na área peridomiciliar (frente, lados e fundo do quintal ou terreno), mantendo o distanciamento de dois metros dos cidadãos, utilizando máscara e fazendo higiene das mãos com álcool em gel. “Como cada agente de saúde conhece seu território, e tem o cadastro de suas famílias, optou-se também para auxiliar na divulgação de informações, a tecnologia digital, através da utilização do celular, pelo aplicativo WhatsApp, com ele, cada agente de saúde pode se comunicar com suas famílias, tirando dúvidas, divulgando informações do Posto de Saúde, avisando sobre dias e horários de consultas e auxiliando a equipe na busca ativa e no monitoramento de casos suspeitos e confirmados de Coronavírus”, relata.

PRINCIPAIS DIFICULDADES NO SETOR

Suellen conta que as principais dificuldades enfrentadas pelos agentes de saúde foram:

- A falta de contato próximo com as famílias;

- A utilização da tecnologia digital para as visitas;

- A falta de compreensão de muitas famílias, sobre as mudanças, onde muitas visitas foram de maneira remota, com o auxílio do WhatsApp;

- Dificuldade em avisar algumas famílias onde não funciona celular, e ou que não possuem internet sobre consultas, exames, bem como demais informações.

ATENDIMENTOS ÀS FAMÍLIAS

A enfermeira relatou que o atendimento às famílias foi realizado através da utilização de tecnologia digital como o WhatsApp e demais redes sociais. “Temos visita domiciliar presencial, porém o agente não está entrando dentro do domicílio e respeitando a distância de 2 metros. Realizamos o atendimento também através da divulgação de informações pelas redes sociais da Prefeitura Municipal”, informa.

IMPORTÂNCIA DOS ACS

Segundo Suellen, o Agente Comunitário de Saúde (ACS), desempenha um papel fundamental na equipe de atenção à saúde no que se refere à relação de trocas de experiências entre usuários e os profissionais de saúde. “Os saberes populares de saúde e os conhecimentos técnicos científicos, tornam o agente um elo entre a comunidade e os serviços de saúde, proporcionando com isso o fortalecimento do vínculo com a família, a aproximação das ações de saúde ao contexto domiciliar, a orientação comunitária, o cadastro de todas as pessoas de sua área, mantendo os dados atualizados no sistema de informação do SUS, o auxílio para informar os usuários sobre as datas e horários de consultas e exames agendados, bem como auxiliam na educação em saúde de suas famílias”, finaliza.


Foto: Ascom Saúde Riqueza – Visita domiciliar presencial, porém, o agente não entra dentro do domicílio, respeitando a distância de 2 metros.
Fonte: Redação jornal Expresso d'Oeste
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.