TV GC

Município de Palmitos realiza ato cívico e dá início a semana da Pátria

A ação ocorreu no dia 1° de setembro, na praça Carlos Culmey, sem a presença aberta para o público

Palmitos - 02/09/2021 11:33 (atualizado em 02/09/2021 11:44)
Carregando Vídeo

A Administração Municipal realizou na quarta-feira, dia 1° de setembro, um ato cívico com hasteamento das bandeiras, hino nacional e municipal, e acendimento da Pira, dando início a semana da Pátria em Palmitos. Ação contou apenas com a participação do prefeito, Dair Enge, vice-prefeito, Cristiano Hoppe, secretária de educação, Loreci Pfeifer, secretário de administração, Oberdan Ferrari, secretária de indústria e turismo, Rodrigo Timm, secretária de assistência social, Anaclete Secchi, a vereadora, Vanessa Sgarbi, o vereador, Diluan Palombit, e representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Grupo de Escoteiros Gonçalves Dias.


Foto: TV Expresso

O acendimento do fogo simbólico foi realizado pelo Corpo de Bombeiros, e entregue aos escoteiros, para que realizassem o acendimento da Pira. Em conversa com a reportagem da TV Expresso, a chefe sênior, Irenice Zittlau, comentou sobre a ação. “É um prazer enorme o Grupo Escoteiro fazer parte novamente desse ato cívico do município de Palmitos. Este ano a gente recebeu o fogo simbólico aqui na praça, nos outros anos a gente sempre fazia uma cerimônia nos bombeiros e trazia para cá para a praça, porém, esse ano então foi ascendido aqui, os escoteiros levaram até a Pira, e acenderam”, conta.

Segundo Irenice, devido a pandemia, o fogo simbólico não ficará na praça, e sim, será cuidado pelo Corpo de Bombeiros no Batalhão, ela fala ainda, sobre a satisfação de participar do ato. “É uma grande satisfação estarmos presentes novamente fazendo com que os nossos jovens vejam e cuidem desse ato cívico e municipal”, destaca.

PROGRAMAÇÃO PARA A SEMANA DA PÁTRIA

Na oportunidade, a secretária de educação, falou sobre a programação para a semana da Pátria. “Considerando todas as restrições e as orientações que nós recebemos da Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina), a gente não irá fazer aglomerações e não realizaremos os desfiles do dia 7 de setembro. Então no decorrer dessa semana, realizamos agora a abertura com acendimento do fogo simbólico, a presença dos escoteiros, e durante a semana as escolas irão realizar as suas atividades restritas dentro dos seus recintos escolares”, explica.

De acordo com Loreci, não haverá atividades sendo realizadas na praça, durante esses dias. “Não teremos programações abertas aqui na praça e no dia 7 de setembro nós convidamos toda a nossa comunidade para que acompanhe através das redes sociais do nosso município, onde nós teremos então um evento Cívico na praça, um evento mais elaborado com a participação também dos alunos que frequentam as oficinas da cultura, onde nós teremos canções voltadas ao desenvolvimento do patriotismo, ao amor a nossa terra e faremos então o ato Cívico hino nacional e também os pronunciamentos das autoridades em relação a responsabilidade de cada um em cada uma nesse momento nosso país passa por uma pandemia e a gente precisa cada vez mais desenvolver o civismo e o patriotismo, amando a nossa pátria, mas principalmente também amando a vida para a gente poder garantir essa segurança e essa qualidade de vida para as pessoas”, enfatiza.

Ainda em sua fala, a secretária reforça o pedido para que a população não realize aglomerações, e que acompanhem os atos cívicos através da imprensa. “Pedimos para que as pessoas acompanhem através da imprensa que será a divulgação Cívica desta semana, mais para acompanhar de dentro de suas casas, do que estar participando presencialmente”, finaliza.

Fonte: Ana Paula da Costa / Redação Tv Expresso
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.