TV GC

SC tem alerta para ventos de até 90 km/h nesta semana com riscos de desastres

Combinação de calor, umidade e a formação de um ciclone extratropical favorece pancadas de chuva em várias regiões

Região - 20/09/2021 08:28

Vento forte atinge Santa Catarina nesta semana – Foto: Leo Munhoz/ND


Santa Catarina tem alerta para temporais isolados, com rajadas de vento que podem chegar a 80 km/h nesta segunda-feira (20), no Oeste e Sul catarinenses, além de pontos da Grande Florianópolis. Já na terça (21), o risco para desastres torna-se alto, com ventos de até 90 km/h no Litoral, segundo a Defesa Civil.

Entre a tarde e a noite desta segunda, a combinação de calor, umidade e a formação de um ciclone extratropical entre a costa do Uruguai e Argentina favorece a ocorrência de pancadas de chuva. O risco é baixo a moderado para estragos.

O amanhecer será de temperaturas próximas aos 15°C no Planalto Sul, 20°C / no Oeste e entre 16 a 20°C nas demais regiões. À tarde faz calor em todo o Estado, segundo o órgão estadual. As máximas chegam variam de 32°C / a 36 no Oeste, 34°C no Litoral Sul, 32°C no Planalto Norte, e 27°C  a 30°C  nas outras áreas.

Granizo em SC

Um temporal de granizo do tamanho de ‘bolas de ping-pong’ cobriram as ruas em Timbé do Sul, no Sul do Estado, na tarde deste domingo (19). Na região, o fenômeno também foi visto em Morro Grande.

No bairro Sagrado Coração Jesus, em Lages, na Serra catarinense, a chuva intensa de granizo foi de cerca de 15 minutos, pouco antes das 16h.

Previsão para esta terça-feira (21)

O rápido deslocamento de uma frente fria no Estado, associada a um ciclone em alto mar, favorece o aumento de nuvens, pancadas de chuvas e temporais isolados ao longo do dia.

As rajadas de vento variam de 70 a 90 km/h no Litoral e áreas próximas, e de moderada intensidade no Oeste, em torno de 55 km/h. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas ao vento.

O amanhecer será de temperaturas amenas, com 14°C no Planalto Sul e variando de 15°C a 17°C nas outras regiões. Já à tarde, as máximas variam de 26°C a 29°C no Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serrana. No Oeste, a máxima não ultrapassa os 26°C, além de 20°C no restante do Estado.

Fonte: ND+
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.