TV GC

CTG Porteira do Oeste retoma gradativamente com os cursos de dança

O curso que já vinha sendo realizado há 14 anos, teve que parar com as atividades no início da pandemia, mas agora, seguindo os protocolos, está retornando aos poucos

Região - 30/09/2021 10:11 (atualizado em 30/09/2021 10:33)
Carregando Vídeo


O Centro de Tradições Gaúchas – Porteira Do Oeste, localizado no Parque de Exposições e Eventos Odacir Valdameri em Palmitos, está retomando gradativamente com os cursos de dança. Em entrevista à reportagem da TV Expresso, o instrutor e coordenador da invernada artística, Marcos Adam, fala sobre as atividades no CTG e sobre a volta do curso de dança.

Conforme Adam, muitas pessoas pensam que o CTG é apenas uma entidade que promove eventos e realiza confraternizações. “O CTG vem com tudo o que diz no nome, tradição, vem ensinando o que os nossos tataravós, bisavós, avós, e pais faziam. E hoje a gente vem passando para os nossos filhos também, de como eram os costumes antigamente. Então inclui sim o churrasco, o chimarrão, mas, também inclui a prosa, o verso, a poesia e as danças”, relata.

SOBRE O CURSO DE DANÇA

O instrutor conta que o curso de danças gauchescas já vinha sendo realizado há 14 anos. “Esse é um trabalho voluntário meu e da minha família, e com passar do tempo nós sempre tivemos um sonho, porque antes a gente de Palmitos dançava nos CTGs de fora nos festivais e em competição, e a gente gostaria sempre de ter o grupo de Palmitos participando nos festivais. A gente veio mantendo esse grupo e no ano passado quando surgiu a pandemia e fechou tudo, mas o grupo veio se mantendo e de forma aberta, até fica o convite a todos que gostam da cultura Gaúcha, das danças tradicionais gaúchas podem entrar em contato conosco e participar”, informa.

PROTOCOLOS SANITÁRIOS DE PREVENÇÃO A COVID-1

De acordo com Adam, os ensaios e danças são realizados seguindo os protocolos de prevenção a Covid-19. “Nós temos que dançar sempre de máscara, tenho álcool gel sempre disponível, a gente procura não fazer as danças onde tem troca de pares e porventura se alguma dança eu tiver contato com outra prenda ou com um outro peão aí, o que que a gente faz, terminou a dança, logo passa o álcool gel”, explica.

EXPECTATIVA PARA LIBERAÇÃO DOS EVENTOS

Conforme o instrutor, há uma grande expectativa para o retorno dos festivais e concursos. “No Rio Grande do Sul no mês de novembro, já tá marcado um festival de dança, onde que antes era tudo por premiações, e neste ano vai ser por confraternização. Porque durante a pandemia muitos grupos não voltaram a ensaiar, e os que voltaram foram com poucos componentes. Então como uma forma de incentivo tá voltando essas apresentações, com público, seguindo todos os protocolos, mas sem a conferência do festival em sim uma confraternização”, relata.

Ainda em sua fala, Adam comenta que em Santa Catarina também está previsto o retorno de alguns eventos para novembro. “Nós temos aqui também uma expectativa muito grande, porque para Santa Catarina também está sendo previsto entre o final de novembro e começo de dezembro, algumas atividades já com público e o nosso grupo pretende também participar”, finaliza.

Foto: TV Expresso – CTG Porteira Do Oeste.



Foto: Divulgação/Redes Sociais – De acordo com Adam, os ensaios e danças são realizados seguindo os protocolos de prevenção a Covid-19.


Fonte: Redação
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.