TV GC

Agente de epidemias de Caibi alerta quanto aos cuidados com o mosquito Aedes Aegypti

“é necessário que as pessoas tomem alguns cuidados básicos com os vasos, para que não acumule água e evitando assim que se torne foco do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya”

Caibi - 22/10/2021 15:48


Foto: Ascom - Aedes costuma ter sua circulação intensificada no verão, em virtude da combinação da temperatura mais quente e chuvas


Com a proximidade do dia de finados, no dia 2 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Endemias, alerta para os cuidados com o mosquito Aedes aegypti, conhecido mosquito da dengue.  O Aedes costuma ter sua circulação intensificada no verão, em virtude da combinação da temperatura mais quente e chuvas. Para se reproduzir, ele precisa de locais com água parada. Por isso, o cuidado para evitar a sua proliferação busca eliminar esses possíveis criadouros, impedindo o nascimento do mosquito.

Conforme destaca o agente de endemias da Secretaria de Saúde, Leonardo Rossi, “é necessário que as pessoas tomem alguns cuidados básicos com os vasos, para que não acumule água e evitando assim que se torne foco do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya”.

Os cuidados são básicos, manter o nível de areia até a borda em vasos, pois o mosquito par se reproduzir coloca seus ovos na borda dos recipientes com água; utilizar sempre recipientes com furos que permitam a vazão da água; retirar sempre o celofane, pois é impermeável e favorece o acumulo de agua; ao optar por flores naturais, as mesmas devem ser colocadas diretamente na areia presente nos vasos, que deverá estar umedecida; não colocar flores em recipientes como vidro de café, vidro de pepino, entre outros e colocar flores artificiais em locais cobertos.

Conforme comenta Leonardo, “outra dica que é muito importante é o cuidado com plásticos, como as embalagens de velas, celofane e sacolas plásticas para que não fiquem jogadas no cemitério. É necessário colocar na lixeira tudo o que propicie o acumulo de água”, finaliza Rossi.

Fonte: Ascom Caibi
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.