TV GC

Atendimentos Psicológicos no CAPS de Mondaí aumentam com a pandemia

Para ser atendida a pessoa deve procurar diretamente esse serviço ou ser encaminhada pela unidade de saúde

Mondaí - 26/10/2021 13:57


Foto: Imagem Ilustrativa - Dreher destaca que a equipe está preparada para receber todos que necessitam


O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Mondaí é uma unidade integrada à Secretaria Municipal de Saúde do município, que realiza atendimentos diários de adultos, crianças e adolescentes, com transtornos mentais severos e persistentes como depressão, ansiedade, transtorno bipolar e esquizofrenia, incluindo, transtornos relacionados às substâncias psicoativas como álcool e drogas.

Sua população de abrangência inclui os municípios de Mondaí, Riqueza, Iporã do Oeste e São João do Oeste.

A Assistente Social Graciele Regina Bizello destaca que com a pandemia os atendimentos aumentaram consideravelmente.

No ano de 2019 o CAPS atendia um total de 399 pacientes e atualmente atende 496.

De janeiro a setembro de 2021 foram realizados 373 atendimentos médicos, para receitas de medicamentos de saúde mental; 276 atendimentos psiquiátricos e 909 atendimentos psicológicos.

O Prefeito Valdir Rubert destaca que além dos impactos na saúde física, a pandemia da Covid-19 também tem afetado emocional e mentalmente a população.

O Secretário de Saúde de Mondaí Ginther Otto Dreher explica que para ser atendida a pessoa deve procurar diretamente esse serviço ou ser encaminhada pela unidade básica de saúde.

Dreher destaca que a equipe está preparada para receber todos que necessitam.

A unidade visa a recuperação em saúde mental e a integração do usuário com sua família, no fortalecimento de vínculos com a comunidade, pelo acesso à educação, trabalho, lazer e exercícios dos direitos civis.

Para alcançar esse objetivo, o CAPS conta com equipe multiprofissional, sendo enfermeira, assistente social, psicólogas, médica, psiquiatra, técnica de enfermagem, artesãs, motorista, auxiliares de serviços gerais e estagiários.

Devido a pandemia, somente os atendimentos psicológicos individuais, médicos e psiquiátricos seguem sem alteração.

Conforme a Psicóloga do CAPS Vanessa Brunetto, o trabalho do psicólogo realizado junto ao CAPS envolve o acolhimento, discussão dos casos com a equipe técnica, psicoterapia, atendimento às crises, elaboração de planos individuais de cuidados, grupos e oficinas, intervenção grupal e familiar, orientações e visitas domiciliares.

Fonte: Rádio Porto Feliz / Ascom Mondaí
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.