TV GC

Grêmio reage com 'velho herói' e aumenta esperança contra rebaixamento

Tricolor teve atuação segura contra o Fluminense

Esporte - 11/11/2021 10:11


Foto: Lucas Uebel/Grêmio - Hoje o time está seis pontos abaixo do Santos


Diego Souza decidiu, como nos velhos tempos. Graças ao centroavante, artilheiro na temporada passada e reserva desde a chegada de Miguel Borja, o Grêmio conseguiu a oitava vitória no Brasileirão. O resultado tem efeito muito maior do que os três pontos, igualmente importantes na briga para tentar escapar do rebaixamento. O placar de 1 a 0 aumenta a esperança do clube, que persegue pelo menos mais quatro vitórias em oito partidas para fugir da Série B em 2022.

Hoje o time está seis pontos abaixo do Santos, o primeiro fora da zona do rebaixamento. Restam oito partidas para ambos na competição.

O "velho herói" do atual Grêmio chegou a 20 gols na atual temporada, aproveitando-se da convocação do centroavante colombiano por sua seleção. Diego Souza, por sinal, segue como goleador isolado do elenco gremista, agora com oito bolas na rede a mais que Ferreira, vice-artilheiro gremista em 2021.

É importante dizer: Diego Souza saiu do time por queda de rendimento que antecedeu a contratação de Borja. Reforço caro, o jogador ex-Palmeiras para tentar dar jeito a um dos piores ataques do campeonato. Mas contra o Fluminense, na terça-feira (9), o veterano camisa 29 reeditou noites passadas em que fez a diferença.

Em 2020, Diego Souza marcou 28 gols. Foi personagem do jogo em diversas rodadas. Bancado no time titular por Renato Gaúcho. E capaz de moldar, até, as características do centroavante reserva que a diretoria buscou no mercado da bola. Diego Churín, ex-Cerro Porteño-PAR, fechou justamente por ser muito parecido fisicamente com o então titular.

 

Hora de arriscar

O gol de Diego Souza contra o Fluminense faz parte de um contexto. Na partida, o Grêmio acumulou 25 chutes. O time foi escalado e orientado a arriscar mais mesmo. Não à toa, o número de conclusões é quase o dobro da média de tentativas da equipe no Brasileirão.

Com tantas tentativas, de diferentes lugares, o gol acabou saindo de um levantamento de Mateus Sarará para a área. O expediente, quase como último recurso, foi muito usado pelo Grêmio com Everton Cebolinha e, mais recentemente, Ferreira. Sempre com Diego Souza como alvo. Também houve período em que Pepê atuou como garçom do centroavante.

Contra o Flu, a estratégia do Grêmio foi mandar mais gente para a área. Dar companhia a Diego Souza e aumentar a probabilidade de ter alguém com chance de concluir. A presença de Elias Manoel no time titular também foi dentro desta ideia. Com o jovem próximo do centroavante, o lado do campo ficaria aberto para apoio de Vanderson em velocidade. E uma

possível série de cruzamentos. Não chegaram a acontecer tantos lances assim, mas o volume de jogo em si foi registrado —especialmente no primeiro tempo.

Seja como for, agora o gol tem outro gosto. Na comemoração, o próprio centroavante extravasou e chegou a chorar. Alvo de enorme onda de contestação e reserva, Diego Souza encheu o Grêmio de esperança de novo.

"A vitória era fundamental para a gente poder voltar a sonhar como a gente sonha todos os dias", disse Vagner Mancini, treinador do Grêmio, depois do jogo. "Neste momento, temos que botar os pés no chão. Saber que foi apenas a primeira vitória e emoções não vão faltar", ponderou depois.

O Grêmio volta a campo contra o América-MG, no sábado (13), às 18h30 (horário de Brasília), em Belo Horizonte. Diego Souza deve ganhar sequência, por conta da convocação de Borja pela seleção colombiana. E também por ter mostrado a volta do "velho herói" gremista.

Fonte: Uol / esporte
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.