TV GC

Secretário de Saúde orienta população sobre os procedimentos de cirurgias eletivas

Após consultas e exames exigidos, o paciente é registrado no sistema regulador e é chamado quando o hospital e médico da especialidade estão disponíveis e aptos

Palmitos - 18/11/2021 08:30 (atualizado em 18/11/2021 09:14)


Foto: Arquivo pessoal - O município tem realizado mutirões de cirurgias ortopédicas, ginecológicas e de varizes


O município de Palmitos tem realizado os mutirões de cirurgias eletivas em várias especialidades, contemplando mais de 350 pacientes em especialidades de ortopedia, ginecologia e vascular. As cirurgias eletivas são procedimentos que não precisam ser realizados em caráter de urgência, ou seja, podem ser agendadas.  Para realizar uma cirurgia eletiva o paciente deve passar por uma avaliação médica e o médico responsável pela especialidade indica a necessidade desse paciente para realizar uma cirurgia.

Conforme o secretário de Saúde de Palmitos, Joarez Rossini, cinco médicos são aptos a realizarem esse tipo de laudo. Quem tem queixas específicas, deve consultar com os médicos do Sistema Único de Saúde (SUS), para encaminhar exames e a cirurgia. “O primeiro passo é a  vir até o posto de saúde se consultar com um dos nossos médicos. Hoje o município conta com cinco médicos, cinco ESF’s, então, o primeiro passo é você vir se consultar com ele, ai você vai ver seu problema, se você tiver, se for varizes, se for ortopedia, qualquer que seja o seu encaminhamento. O médico irá prescrever o que você terá que fazer, ai só passar aqui no administrativo, que as responsáveis irão inserir no sistema”, destaca.

Os agendamentos são realizados por meio do Sisreg, sistema que monitora e organiza ações como essa. “A gente tem um sistema, que é inserido todo mundo, até para ter um controle, para não haver um passando na frente do outro. É lógico que depois o médico vai avaliar a gravidade, então a partir do momento que você passar no administrativo, e você estiver inserido nesse sistema, é só os médicos que estão cadastrados e os hospitais ter a disponibilidade de fazer a cirurgias, que o município estará encaminhando essas pessoas para realização dessas cirurgias”, ressalta.

Após ser inserida no sistema e passar pelas consultas e exames, a Secretaria de Saúde agenda a cirurgia, que é comunicada via telefone ao paciente. “O paciente deixa todos os seus contatos, o seu endereço e o seu contato telefônico. A partir do momento que o médico e a clínica estar apta, e a pessoa estiver toda com os exames em dia, para quem precisa fazer essas cirurgias, a gente entra em contato e faz o encaminhamento. A gente deu o encaminhamento nessas cirurgias que seriam de varizes, de ortopédicas e também tinha ginecológicas, que aqui, essas ginecológicas é feita aqui mesmo no hospital em Palmitos”, finaliza.

Fonte: TV Expresso
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.