TV GC

Liberação de máscaras e dose anual da vacina: secretário de saúde avalia a Covid em SC

Secretário de Saúde concedeu entrevista exclusiva ao Grupo ND nesta segunda-feira (22) e abordou diversos temas sobre a pandemia no Estado

Estado - 23/11/2021 09:33


Foto: Ian Sell/ND - André Motta Ribeiro fala sobre o momento atual da pandemia em SC


Santa Catarina segue com a intenção de desobrigar o uso de máscara em locais abertos em cidades que tenham ao menos 65% da população totalmente imunizada. A liberação, no entanto, ainda aguarda aval do governo federal.

A situação foi abordada em entrevista exclusiva do secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, ao Grupo ND nesta segunda-feira (22).

Além disso, o chefe da pasta também abordou outros assuntos como a possibilidade de uma dose anual da vacina contra a Covid-19 a partir de 2022 e o tratamento para pessoas com sequelas pós-doença.

 

Panorama da pandemia em SC

André Motta Ribeiro: Estamos em um bom momento, está caindo o número de casos ativos e também de óbitos. Somos um dos Estados que mais vacina no Brasil. Sempre atuamos em questões técnicas, científicas, trazendo regramentos que fazem sentido. Além disso, é preciso ressaltar que nunca faltou vacina em Santa Catarina. Essa melhora nos dá um certo alívio, hoje temos cerca de 4 mil casos ativos que é um número baixo comparado ao que tivemos, mas ainda são 4 mil. Enquanto não zerar os óbitos e diminuir os casos ativos eu não vou estar tranquilo.

 

Desobrigação do uso de máscaras

André Motta Ribeiro: Ainda dependemos de uma liberação do governo federal para poder desobrigar o uso nos espaços abertos, o regramento está pronto. Com percentual de vacinação alto podemos discutir sim a desobrigação. As pessoas que entenderem que devem permanecer de máscara, que assim o façam. Proposta do Estado foi discutida de forma técnica e científica. A medida está sendo discutido há pelo menos 40 dias no governo federal.

 

Foto: Ian Sell/ND - André Motta Ribeiro durante entrevista ao jornalista Moacir Pereira


Dose anual contra a Covid-19

André Motta Ribeiro: Ela [vacina] deve entrar no calendário vacinal regular do país e deve permanecer a partir de 2022. Se será uma dose ou duas ainda não sabemos, será estudado. Que vai entrar no calendário anual eu não tenho dúvidas.

 

Dose de reforço para adultos

André Motta Ribeiro: Todos os adultos devem tomar a terceira dose. Mas vale ressaltar que mesmo quem já recebeu a dose de reforço deve seguir com as precauções. A pessoa está quase 100% imunizada após o 15º dia dose de reforço. Temos que entender que existe um tempo para o corpo produzir anticorpos. A vacina não nos dá carta de alforria contra nossas regras sanitárias, até porque as crianças não estão imunes ainda.

 

Pós-Covid e tratamento para pessoas com sequelas

André Motta Ribeiro: Nós já estamos trabalhando com um centro de recuperação pós-covid, temos cinco no Estado, vamos colocar ao menos um em cada região, são 17. Estamos trabalhando arduamente para que se possa ofertar mais. Sobre os sintomas mais comuns, vemos coisas mais leves como a perda de olfato até problemas mais sérios, que variam. Mas ainda acredito que o pior trauma seja o psicológico. Pessoas estão deprimidas, perderam entes queridos, as dificuldades neurológicas vão passando com o tempo.

 

Passaporte sanitário a nível estadual

André Motta Ribeiro: Em junho do ano passado [2020] o governador Moisés trouxe um decreto corresponsabilizando a gestão com os municípios. Quando a gente cria regra no Estado é para facilitar o compartilhamento de decisões. Passaporte como decisão única do Estado não vai acontecer porque são 295 municípios em Santa Catarina e todos são diferentes, cada um tem sua característica. Se o município entender que tem que assumir isso como uma gestão de crise, que assim o faça, mas o governo não vai assumir isso como regra geral.

 

Foto: Ian Sell/ND - André Motta Ribeiro fala sobre o momento atual da pandemia em SC


Temporada de verão

André Motta Ribeiro: Serão discutidos alguns pontos para a temporada, como a quantidade de barreiras sanitárias, entendendo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) como fazer para recepcionar turistas em portos e aeroportos. Santa Catarina “paga o preço” por ser um Estado muito bonito, todos querem vir para cá. Estamos discutindo várias ações educativas para o turista e a nossa população.

 

Carnaval em 2022

André Motta Ribeiro: Para falar do Carnaval é um pouco cedo ainda. O que precisamos entender que o que vai nos proteger de fato é a vacina, se tivesse que falar alguma coisa sobre carnaval hoje é que todos nós estejamos vacinados. Tivemos muitos eventos clandestinos no início do ano, alguns lugares tiveram festas com pessoas sem máscaras, foi um desastre no mês de março.

 

Cirurgias eletivas atrasadas

André Motta Ribeiro: Em 2019 entramos em um governo com mais de R$ 1 bilhão em dívidas na saúde. No primeiro ano pagamos essa dívida toda. Estamos aumentando a oferta, no primeiro ano de governo diminuímos em 40% a fila de espera para cirurgias eletivas, mas com o advento do coronavírus ela aumentou em mais de 60%. Hoje 103 mil pessoas estão aguardando. O desafio do Estado é fazer em seis meses aquelas cirurgias que entraram nos 20 meses de pandemia. A ideia do governo é chegar no final do ano com os catarinenses aguardando cirurgias apenas aqueles que entrarem em 2022 na fila.

Fonte: Ian Sell - Florianópolis
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.