TV GC

Mondaí Decreta Situação de Emergência devido à Estiagem

O decreto foi homologado, nesta terça-feira (14)

Mondaí - 15/12/2021 09:02


Foto: Tamara Melo - O Prefeito Valdir Rubert explica que, o objetivo é a preservação do bem-estar da população nas regiões atingidas pela estiagem


O Prefeito Municipal de Mondaí, Valdir Rubert, decretou Situação de Emergência em virtude da estiagem, que atinge a área do Município desde o início do mês de novembro de 2021. O decreto foi homologado, nesta terça-feira (14).

Conforme dados extraídos da plataforma online do Instituto Nacional de Meteorologia, a precipitação acumulada entre 01 de novembro de 2021 a 13 de dezembro de 2021, é de 62,4 mm para o período, bem abaixo do esperado para o período.

O decreto considera, que o quadro generalizado de escassez e falta de água obriga propriedades rurais a abrirem poços/fontes de águas, ou transporte para atendimento ao abastecimento humano e dos plantéis de suínos, bovinos e aves. Registra-se que houve perdas de aproximadamente 50% da cultura de milho, destinada para grãos e silagem, e impactos diretos na produção de leite, gado de corte, aves e suínos.

O Prefeito Valdir Rubert explica que, o objetivo é a preservação do bem-estar da população nas regiões atingidas pela estiagem. “É de fundamental importância o decreto de emergência estabelecido pelo município para que possamos prestar todo o apoio aos agricultores que sofreram perdas”, declara.

Na última terça-feira (20) foi realizada uma Reunião da Defesa Civil Municipal, da qual participaram representantes das Secretarias Municipais da Agricultura e Meio Ambiente, de Administração e Fazenda, da Saúde, de Assistência Social, da EPAGRI, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Mondaí, da Cooperativa A1, da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Associação Comercial e Industrial e do Lions Club.

O parecer da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC, relata a ocorrência deste desastre, sendo favorável à declaração de Situação de Emergência Nível I.

Fonte: Ascom Mondaí
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.