TV GC

SC entra em alerta ‘moderado’ para risco de temporais e raios

Tempo ficará instável, com mais nuvens e chuva no decorrer do dia e em todas as regiões

Santa Catarina - 05/01/2022 10:00

Foto: Augusto Ittner / NSC

A chuva que chegou a Santa Catarina nesta terça-feira (4) deve se intensificar durante a quarta (5). Por conta disso, a DCSC (Defesa Civil de Santa Catarina) emitiu uma observação que engloba mais de metade do Estado, referente a ocorrência de novos temporais na região, acompanhado de chuvas intensas, raios, rajadas de vento e chance de queda de granizo.

A Epagri/Ciram mantém a previsão nos mesmo moldes, informando que o tempo ficará instável, com mais nuvens e chuva no decorrer do dia em todas as regiões.

A partir da tarde, a chuva diminui a partir da região Oeste. Do Planalto ao Litoral, a chance de temporais isolados se mantém, especialmente no período da tarde.

Os ventos seguem soprando do quadrante Nordeste/Noroeste, passando a Sul no decorrer do dia, e varia entre fraco a moderado, mas com chance de rajadas que chegam aos 60 km/h, em especial nas áreas litorâneas.

As condições de tempo e clima previstas para esta quarta são influenciada pelo sistema que atua na região, trazendo a passagem de uma frente fria sobre o Sul do Brasil.

Além disso, as temperaturas continuam elevadas e podem chegar a 32ºC no Litoral Norte e Vale do Itajaí. Na Grande Florianópolis, os termômetros podem marcar até 31ºC.

Alerta de temporais

O alerta emitido pela Defesa Civil detalha as regiões de maior risco para a chegada de temporais e demais condições climáticas. Em resumo, a causa das pancadas de chuva, queda de granizo, rajadas de vento e descargas elétricas são causadas pelo calor provocado pelas altas temperaturas e a umidade do ar, combinados.

Os chamados ‘temporais isolados’ têm maior chance de ocorrer nas regiões dos Planaltos, Vale do Itajaí e Litoral. O mapa acima define as cores em amarelo como risco ‘moderado’, enquanto a cor verde representa risco baixo.

Prevenção

A Defesa Civil sugere vários cuidados para que se evitem maiores problemas com a chegada de temporais ao Estado. Confira:

Mantenha-se em local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e objetos que possam ser arremessados;

Quando abrigado, fique longe de janelas, desligue os aparelhos eletrônicos da tomada e, se possível, busque um banheiro/local em alvenaria;

Se estiver na praia, fique longe da água;

Evite contato com água, como poças na rua, e evite dirigir em pontos alagados;

Evite transitar em pontilhões e pontes submersas;

Aumente o cuidado com as crianças que estão próximas a rios e ribeirões.

Confira as temperaturas para esta quarta-feira:

Litoral Norte: 23°C / 32°C;

Planalto Norte: 14°C / 29°C;

Grande Florianópolis Litorânea: 21°C / 31°C;

Grande Florianópolis Serrana: 17°C / 28°C;

Vale do Itajaí: 17°C / 32°C;

Litoral Sul: 20°C / 30°C;

Planalto Sul: 14°C / 27°C;

Meio-Oeste: 15°C / 29°C;

Oeste: 17°C / 30°C;

Extremo-Oeste: 17°C / 30°C.

Fonte: ND+
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.