TV GC

SC registra 40,5°C e onda de calor segue no Sul

Massa de ar quente elevou as temperaturas em todas as regiões do Estado. No Extremo-Oeste, nesta terça-feira, os termômetros devem registrar máximas acima de 40ºC

Estado - 18/01/2022 14:33


Foto: Jornal Regional/ND - Defesa Civil registrou máxima de 40,5°C em Caibi


A onda de calor que atinge o Sul do país desde a última quinta-feira (13) continua atuando sobre a região. As temperaturas passaram de 40°C nesta segunda-feira (17) em Santa Catarina, o que deve se repetir nesta terça-feira (18).

A Defesa Civil do Estado informou que no município de Caibi, no Extremo-Oeste, os termômetros registraram 40,5°C, assim como Itapiranga que chegou a 40°C e Seara, no Oeste, a 39°C. Em Chapecó, a maior cidade da região, a máxima foi de 35,9°C.

O termômetro que fica na Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó, instalada no rio Uruguai, entre os municípios de Águas de Chapecó, em Santa Catarina, e Alpestre, no Rio Grande do Sul, chegou a registrar 41°C.

Nas regiões do Oeste, Litoral Sul, Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajaí, as máximas passaram dos 34°C. A tabela abaixo mostra as maiores temperaturas observadas em Santa Catarina nesta segunda.

 

E como vai ser hoje?

A sensação de abafamento indica que a terça-feira será mais um dia de calor extremo na região Oeste e Extremo-Oeste do Estado. O sol deve predominar, mas deve intercalar com alguns intervalos de muitas nuvens.

“A combinação do forte calor associado às elevadas taxas de umidade relativa do ar, proporcionam a formação de alguns temporais passageiros típicos de verão de maneira mal distribuída especialmente durante a tarde e noite”, diz  o meteorologista Piter Scheuer. Não se descarta chuva torrencial, granizo, raios e vendaval devido o calorão.

Algumas cidades não passam de um aumento de nuvens sem o registro de chuva por conta da irregularidade das precipitações com destaque para o Oeste e Extremo-Oeste.

 

Máximas previstas

·        *  Oeste e Meio-Oeste: 36/39ºC

·        * Extremo-Oeste: 40/42ºC *com destaque para as cidades do baixo vale do rio Uruguai (região de Itapiranga)

·        *  Litoral Sul: 36/39ºC no Litoral Sul

·         * Serra:  32/36ºC

·         * Vale do Itajaí e Norte: 33/37ºC

A Defesa Civil emitiu alerta de risco moderado a alto, de fortes pancadas de chuvas com raios, rajadas de vento e possível queda de granizo no fim da tarde e à noite, enquanto durar a onda de calor. As regiões central e leste do estado, onde há mais umidade, são mais suscetíveis, segundo o órgão.

“Entre quarta (19) e quinta-feira (20), a onda de calor continua a manter as temperaturas muito altas em Santa Catarina, com tardes em que as temperaturas ultrapassam os 30°C em todas as regiões e, pontualmente, e podem chegar a superar os 40°C no Oeste”, informa a previsão divulgada pela Defesa Civil do estado.

A onda de calor que se encontra sobre o Sul do país veio da Argentina, onde foram registradas temperaturas de até 44oC, e chegou ao Rio Grande do Sul na última quinta-feira (13). Na sexta (14), foi registrada temperatura máxima de 41,7°C em Bagé (RS), a maior para o município desde o início dos registros, em 1912.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu, na semana passada, alerta de perigo alto, informando que as temperaturas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná deveriam ficar 5° acima da média no período, por até cinco dias.

Fonte: ND+
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.