TV GC

Estado responde crítica do Oeste, mas precisa estimular SC como todo e animar processo

As pesadas críticas oestinas reclamam da falta de uma atenção compatível com a participação regional para o desenvolvimento estadual

Estado - 24/01/2022 11:17


Foto: Ricardo Wollfenbuttel/Divulgação/ND - Carro de comitiva do governo estadual com os freios acionados diante do pôr-do-sol em Chapecó


A semana começa com uma reação do governo estadual à fortíssima carta de lideranças do Oeste catarinense, lançada na quinta-feira.

As pesadas críticas reclamam da falta de uma atenção compatível com a participação regional para o desenvolvimento estadual. O próprio comunicado do governo estadual começa endossando as palavras do manifesto oestino.

Ambos falam em um território historicamente relegado a segundo plano. Conforme esta página levantou, a reclamação do Oeste ecoou em outras partes do Estado, que também reclamam da falta de planejamento e de investimentos em infraestrutura.

Procurado pelo ND, o governador Carlos Moisés fez um balanço das ações do Executivo estadual no Grande Oeste catarinense, algo próximo dos R$ 2,8 bilhões em três anos, segundo ele, em áreas como infraestrutura, saneamento básico, resiliência hídrica, energia elétrica, saúde e educação. Moisés falou também sobre aquilo que classificou como “mantra”: “nenhuma região será esquecida”.

Diante da resposta de Moisés, é necessário considerar dois aspectos. Primeiramente, o estímulo ao desenvolvimento regional equilibrado. Assim como o Oeste, historicamente, Sul e Serra também são preteridos. Por outro lado, Norte e Vale do Itajaí têm posição preponderante nos avanços catarinenses. Essa balança precisa estar muito bem equilibrada.

Em segundo lugar, além dos investimentos em si, o Estado também precisa ser o principal protagonista para alavancar o desenvolvimento. Nesse sentido, há uma missão fundamental: fazer com que o governo federal cumpra com as suas responsabilidades perante as pautas fundamentais de Santa Catarina.

Fonte: ALTAIR MAGAGNIN
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.