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Professora da Escola Municipal Laju está entre os 350 Professores Transformadores do Brasil

O Projeto realizado foi é intitulado como “Diário de Aprendizagem Matemática: contextualizando as habilidades focais”

Mondaí - 14/02/2022 11:26


Foto: Divulgação - O projeto foi desenvolvido no 1º semestre de 2021


A Professora Claudete Hofstatter da Escola Municipal Laju realizou um projeto com os alunos do 3º ano do ensino fundamental e recebeu a premiação reconhecida como uma das Melhores Práticas pedagógicas do Brasil. O projeto foi desenvolvido no 1º semestre de 2021.

O Projeto realizado foi é intitulado como “Diário de Aprendizagem Matemática: contextualizando as habilidades focais”. O projeto teve como objetivo proporcionar aos alunos uma prática de ensino diversificada, com estratégias que levassem os alunos a consolidar suas habilidades focais relacionando-as ao seu contexto e desenvolvendo uma posição positiva em relação a lógica, importância e utilidade da matemática. Tal atitude, teve embasamento na formação pedagógica dos professores idealizada no início do ano letivo, fornecido pela Secretaria Municipal de Educação em Parceria com a UNO CHAPECÓ.

Durante a formação, a professora teve contato com o Mapas de Foco da BNCC que fornecessem aos professores orientação e flexibilização na escolha dos conteúdos considerados foco num 1º momento. A partir dos estudos foram elaboradas e aplicadas aos alunos às avaliações diagnósticas e em cima dessa análise, pode-se ter uma clareza do que era importante trabalhar e focar no retorno presencial.

Para auxiliar os alunos na consolidação dessas habilidades focais e potencializar essa construção de conhecimento foi criado o Diário de Aprendizagem Matemática. O mesmo teve a importante função de convidar os alunos a registrar seus conhecimentos prévios, seus raciocínios, estratégias próprias, anotar conclusões, transmitir sentimentos e emoções sentidas durante o projeto.

Nos anos de 2019 e 2020 a Professora já teve dois projetos premiados, que foram desenvolvidos na Escola Padre Vendelino Junges de Linha Catres, Interior de Mondaí. Eles também foram selecionados para a próxima etapa em março, onde serão conhecidos os três vencedores do Prêmio.

O Prêmio Nacional Professor Transformador é concebido e estruturado pelo Instituto Significare e implementado conjuntamente com a Base2Edu, rede que conecta e fortalece profissionais e iniciativas voltadas à transformação da Educação; e pela Bett Educar, maior feira de inovação em educação da América Latina. O Prêmio busca destacar projetos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O Prêmio tem como objetivo principal identificar, valorizar e divulgar experiências educativas transformadoras de professores que, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (“BNCC”), expressem inovação educacional, a partir dos seguintes critérios: impacto, contextualização, eficiência, aplicabilidade, engajamento, intencionalidade, interdisciplinaridade, inter-relacionamento e inclusão.

Por meio do Prêmio, os Organizadores visam identificar e divulgar práticas educacionais inovadoras, promover professores e escolas que estabeleçam boas práticas de ensino-aprendizagem buscando reconhecer e dar visibilidades a educadores e projetos pedagógicos transformadores de todas as partes do Brasil.

Fonte: Ascom Mondaí
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