TV GC

Auriverde inaugura nova unidade em Maravilha

A Unidade de Recebimentos, Beneficiamento e Armazenagem de Cereais recebeu investimento na ordem de R$42 milhões de reais

Região - 17/02/2022 15:48 (atualizado em 17/02/2022 15:53)


Fotos: Jornal Expresso d'Oeste - Sediada em Cunha Porã, a Auriverde possui diversas unidades no Oeste


Após 11 meses de obras, a Cooperativa Regional Auriverde inaugurou na última sexta-feira (11), a unidade de recebimento, beneficiamento e armazenagem de cereais, o Posto 64, em Maravilha. A unidade foi construída na área de terra adquirida pela prefeitura, com 25 hectares, na linha Segredo, interior do município e tem capacidade para secar 45 mil sacas de grãos por dia, podendo ser de milho, soja, trigo e teve um investimento de R$42 milhões de reais.

O presidente da Cooperativa, Cláudio Post comemora a conquista e salienta que o objetivo é atender o produtor rural da melhor forma possível. "É uma alegria muito grande inaugurar essa obra, tendo em vista a grande necessidade do nosso associado devido à melhora da produtividade. Utilizamos tecnologia de ponta, com capacidade de armazenagem e secagem maior, pensando na qualidade do grão para a matéria prima que vai para as fábricas de rações. Nosso associado está aumentando o rebanho de suínos, de aves, enfim, e esse projeto dá a estabilidade necessária não só a Maravilha mas toda a região, tendo em vista que logisticamente estamos bem localizados na BR 158 e BR 152”, destaca.

Post explica que a unidade 64 será a unidade central no armazenamento e secagem de grãos. “A unidade central de armazenamento e secagem de grãos será a 64, mas todas as unidades continuarão operando e essa vem para auxiliar nessa demanda, cumprindo nosso objetivo de atender de forma rápida e precisa o associado”, ressalta.

A inauguração vem ao encontro da comemoração dos 54 anos de fundação da Auriverde. Fundada em 1968 e chamada de Cooperativa Agrícola Mista Cunha Porã Ltda, a cooperativa nasceu do sonho de 69 agricultores que tinham o propósito de buscar novos caminhos para a sociedade. Inicialmente, o objetivo era desenvolver as atividades econômicas de forma comum, organizar a produção e a comercialização.

No ano de 1975 a Cooperativa Agrícola Mista Cunha Porã promoveu a fusão com a Cooperativa Agrícola Mista Maravilha, passando a chamar-se Cooperativa Regional Auriverde. E no ano de 1982 incorporou a COAPESC do município de São Carlos sendo que, a partir desta data, a Auriverde vem desenvolvendo o relacionamento com seus associados, clientes e colaboradores através do esforço e trabalho em equipe, prezando pela qualidade e visando o reconhecimento nacional.

Para o presidente, a força da cooperativa está nos associados. “Me sinto muito realizado em fazer parte desta história e comemorar esses 54 anos, porque a cooperativa cresce conforme e principalmente porque nosso associado cresceu. A cooperativa é forte porque o associado é forte. Nosso objetivo é poder dar tranquilidade e apoio para incentivar esse crescimento do produtor rural”, finaliza.

Na inauguração diversas autoridades estiveram presentes, incluindo a vice-governadora Daniela Reinehr. O Deputado Estadual Mauro de Nadal, natural de Cunha Porã, e representando a presidencia da Alesc, destacou a grandiosidade da nova unidade da Auriverde para o desenvolvimento local e regional.


Fotos: Jornal Expresso d'Oeste - O presidente da Cooperativa, Cláudio Post comemora a conquista e salienta que o objetivo é atender o produtor rural da melhor forma possível


“Na verdade, o sentimento nosso é o sentimento de certeza que o cooperativismo está em boas mãos. E, acima de tudo, analisando dados, números, a trajetória desde o início do cooperativismo em Santa Catarina, percebemos que ele se consolida, se fortalece cada vez mais, não apenas em investimentos, mas sim na valorização do produtor, de trabalhar no sistema cooperado e ser referência internacional. Esse sistema já é reconhecido em diversos países e cada vez mais se percebe que a Auriverde, por meio de todo o seu corpo diretivo, do presidente Cláudio, está sintonizado com aquilo que é necessário para a produção do estado. Investir na secagem e armazenamento de grãos nada mais é do que olhar para o futuro. Hoje já estamos com dificuldade de grãos para alimentar o agronegócio regional, então essas oportunidades são investimentos precisos, que tem o objetivo de levar cada vez mais valor agregado ao produtor rural. Parabéns ao cooperativismo, parabéns a Auriverde”, frisa De Nadal.

Também esteve presente, o secretário Estadual da Agricultura, Altair Silva, que avaliou os investimentos da Auriverde na região e importância do cooperativismo para o desenvolvimento das famílias agricultoras.  “Uma iniciativa muito positiva, uma empresa como a auriverde, com mais de 50 anos, precisa estar sempre se reinventando e a melhor forma de se reinventar é investir permanentemente na expansão das atividades. Uma das deficiências que temos são de silos, armazenamento e secagem, essa obra vem contemplar essa demanda dos associados, portanto é um investimento muito importante para que o produtor possa fazer a secagem rápida, fazer a venda da sua produção e ter a garantia da venda da sua produção. Nós estamos aqui, em nome do governador Moisés, apoiando essa iniciativa do empreendedorismo que é a marca do desenvolvimento do Oeste. 

Hoje o produtor, de forma independente, muitas vezes não tem a força suficiente para competir, é necessário estar associado, integrado, por isso a pujança da força do cooperativismo, que da dificuldade, unindo esforços, gera resultados em comum para a região, por isso o cooperativismo está tão enraizado.

Sediada em Cunha Porã, a Auriverde possui diversas unidades no Oeste. A prefeita de Cunha Porã, Luzia Vacarin, avalia a força do cooperativismo regional. “A gente fica feliz em chegar e ver o tamanho dessa obra, ver o cooperativismo mostrando sua força. A auriverde com sede em Cunha Porã, a fundação foi no nosso município, onde, inclusive, meu pai fez parte. É a maior arrecadadora de impostos do município e a gente vê que o celeiro que fortalece a economia da região é o agronegócio, o cooperativismo. A gente fica feliz de ver tudo isso acontecendo, estendemos os parabéns a cada associado, funcionário, membro da equipe, que chegaram a essa inauguração que contribui para o crescimento de toda a região”, reforça.

Após as mensagens das autoridades presentes, foi homenageado o engenheiro responsável pela obra,  Egídio Nerung, na ocasião o Presidente Claudio Post e demais executivos da Auriverde, entregaram uma placa, como forma de reconhecimento pelo trabalho realizado. Em seguida, as autoridades foram convidadas para com a direção da procedência ao ato da placa inaugural  seguido de show de fogos de artifício e na sequência servido coquetel  a todos os presentes.

Fonte: Jornal Expresso D' Oeste
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.