TV GC

Temporais dos últimos dias em SC são típicos do equinócio de verão, explica meteorologista

Últimos dias em Santa Catarina foram marcados por temporais e chuvas de granizo; esses fenômenos são causados pela alta temperatura e alto índice de umidade

Estado - 22/02/2022 08:01


Foto: Divulgação/ND - Chuvas de granizo têm marcado os últimos dias em Santa Catarina


A Defesa Civil de Santa Catarina publicou, nesta segunda-feira (21), avisos meteorológicos de tempestades e temporais em diversas regiões do Estado. Esses fenômenos são comuns durante o verão, por conta das altas temperaturas, do alto índice de umidade e de núcleos de instabilidade na atmosfera.

Segundo o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins, as chuvas neste período são necessárias por causa da escassez de água em todo o Estado.

“O problema é que algumas vieram como temporais. Quanto mais quente e mais úmido, a combinação sempre termina em chuvas e trovoadas. Dependendo da região, tem granizo e ventania: essa época do ano é a mais propícia para esse tipo de fenômeno”, diz o meteorologista.

Para toda a semana há indicativos de temporais no Estado. O alerta da Defesa Civil de Santa Catarina para esta segunda-feira (21), por exemplo, é de temporal com raios, rajadas de vento e alagamentos para os municípios de Biguaçu, Florianópolis, Governador Celso Ramos, São José, Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineópolis, Major Vieira e Três Barras, até às 21h.

Sobre as chuvas de granizo que têm afetado municípios de Santa Catarina, o meteorologista Piter Scheuer tranquiliza a população.

“Essa situação, atualmente, não é preocupante. Como a estrutura desses temporais é multicelular, ou seja, é de proporção mais fraca, gera granizo pequeno. Mas em pontos específicos, o fenômeno acaba se acumulando e trazendo transtornos para algumas lavouras e, às vezes, até para algumas rodovias”, explica.

Fonte: REDAÇÃO ND, FLORIANÓPOLIS
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.