TV GC

‘Supercombo’ meteorológico atinge SC e deve mudar a paisagem no Estado durante o Carnaval

Frente fria também se aproxima de Santa Catarina, mas calor ainda persistirá; tempo instável deve permanecer até sexta-feira

Estado - 28/02/2022 18:02 (atualizado em 28/02/2022 18:03)


Foto: Leo Munhoz/ND - Garoa, chuva, temporal, temporais, centro, Florianópolis, guarda-chuva, água, sombrinha


O tempo vai mudar em Santa Catarina devido à aproximação de uma frente fria a partir desta segunda-feira (28), alerta a Defesa Civil/SC. O fenômeno traz chance temporais isolados e chuva intensa em algumas regiões. O tempo instável deve permanecer até sexta-feira (4).

A reviravolta ocorre por conta de uma combinação de fenômenos, dentre eles a aproximação de uma frente fria oceânica combinada ao calor, umidade e perturbações atmosféricas.

 

Mudança do tempo em SC começa nesta segunda

A reviravolta começa a ser sentida entre a tarde e noite desta segunda (28). A aproximação da frente fria oceânica, associada ao calor e umidade, favorece “ocorrência de pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados”, detalha o alerta.

Entre às 13h e 19h desta segunda-feira, período do aviso, há chances de temporais principalmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e nas regiões da Grande Florianópolis e ao Sul do Alto Vale do Itajaí. A chuva deve ser intensa e de curto período.

“O risco para ocorrências associadas aos temporais (rajadas de vento, descargas elétricas e queda de granizo) e chuva pontualmente intensa (alagamentos, deslizamentos e enxurradas) é moderado nas áreas em amarelo do mapa (confira o mapa abaixo). Nas áreas em verde, a chance é baixo para temporais”, detalha o aviso.

 

Próximos dias

Conforme o órgão, o tempo deve permanecer instável até sexta-feira. Apesar da aproximação da frente fria, o calor persistirá em todo o Estado. Na quarta-feira (23) está prevista uma queda tênue nas temperaturas em algumas regiões.

Nesta terça-feira (1º), o tempo será marcado por bastante nebulosidade. As chuvas devem ser registradas a partir das primeiras horas do dia nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Depois devem se espalhar para as demais regiões. As máximas ficarão entre 30°C e 34°C.

No segundo dia do mês permanecerão as condições para pancadas de chuva em todas as regiões de Santa Catarina. Há possibilidade moderada para ocorrências relacionados à chuva nesta quarta-feira (2).

“Com o predomínio da nebulosidade, as temperaturas não sobem tanto em relação aos dias anteriores, especialmente nas áreas do Oeste e Planalto, com máximas entre 21°C e 25°C. Já nas áreas litorâneas e Vale do Itajaí, os termômetro ainda registram valores de 25°C a 30°C”, diz o aviso.

Na quinta-feira (3) persistirá o tempo instável em todas as regiões de Santa Catarina, especialmente durante tarde e noite. O sol deve voltar a aparecer entre nuvens na sexta-feira (4).

Fonte: REDAÇÃO ND, FLORIANÓPOLIS
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.