TV GC

Defesa Civil alerta para Outono seco e avanço da estiagem em SC

Estado ainda sofre influência do fenômeno La Niña

Estado - 30/03/2022 11:06


Foto: Reprodução - A Defesa Civil de Santa Catarina estima que a média de chuvas fique abaixo do esperado, provocando avanço da estiagem


A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou mais uma previsão sobre as condições climáticas do Estado para os próximos três meses. Com a chegada do Outono em 20 de março deste ano, ainda sob influência do fenômeno La Niña, a estimativa do órgão é que a média de chuvas fique abaixo do esperado, provocando avanço da estiagem.

No entanto, antes de estas características tomarem força, a primeira quinzena de abril deve repetir o cenário de março, com maior ocorrência de chuvas decorrentes das frentes frias previstas. Passado este período, a nova estação ganha condições cada vez mais escassas de água, provocando a estiagem.

 

Tempo, clima e La Niña

As temperaturas ficam dentro do previsto para os próximos três meses, com números amenos, que se alternam entre as características de manhãs mais frias e tardes mais quentes, além das passagens dos tradicionais ‘veranicos’ da época, mais recorrentes entre os meses de maio e junho.

Segundo a Defesa Civil, do ponto de vista climatológico, cabe ressaltar que a ocorrência de chuvas depende das chegadas de frentes frias e passagens de ciclones, mas independente da condição, segue prevista a formação de nevoeiros durante as madrugadas na estação.

Com mais passagens de sistemas de alta pressão pelo Estado, o mar também deve ficar mais agitado, com destaque para a passagem do vento Sul, favorecendo a temporada de pesca da tainha no Estado.

Com relação ao fenômeno La Niña, que causa o resfriamento das águas do Oceano Pacífico Equatorial, a preocupação é relativa ao agravamento da estiagem.

Com previsão para atuar em todo o Outono catarinense, a segunda estação mais seca do ano reforça a condição de escassez no Estado, situação já enfrentada por Santa Catarina há, no mínimo, um ano e meio. As faltas de chuva são generalizadas, inclusive no verão, estação onde a precipitação deveria ser mais recorrente.

Fonte: ND+
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.