TV GC

Em apenas três dias, Cunha Porã registra 17 novos casos positivos para dengue

Até o momento são 33 casos positivos confirmados e 144 focos do mosquito

Cunha Porã - 05/04/2022 10:16


Fotos: Divulgação - Ao apresentar sinais e sintomas deve-se procurar atendimento médico para evitar o agravamento do quadro


O município de Cunha Porã registrou um aumento de 160% nos focos do mosquito Aedes aegypti no município em menos de um mês, os dados são da Secretaria de Saúde do município. Até o início do mês de março, foi registrado 56 focos do mosquito transmissor da dengue, nesta sexta-feira (01/04), o número era de 144 focos do mosquito.

Os números de casos positivos também vêm aumentando, ao todo são 33 casos positivos para a doença e 62 pessoas aguardando resultado de exame. “Dos positivos, alguns são importados, pessoas que contraíram a doença em outros municípios, mas também a casos de transmissão autóctone, onde o contágio ocorreu no município”, alerta a coordenadora da Sala de Situação e Agente de Endemias, Ângela Rieger Kölln.

A Vigilância Epidemiológica de Cunha Porã, orienta que em caso de algum sintoma, é preciso procurar a unidade de saúde a qual pertence para avaliação e posterior coleta para sorologia de dengue. Importante lembrar que o mosquito se reproduz em locais com água parada e esta é uma doença que não é prevenível com a vacinação, só eliminando os focos será possível reduzir a contaminação e o número de casos.

 

Sinais e sintomas

A transmissão da dengue acontece durante a picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado com vírus. Após a picada, os sintomas podem surgir entre quatro e 10 dias.

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início abrupto, que tem duração de dois a sete dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes.

Ao apresentar sinais e sintomas deve-se procurar atendimento médico para evitar o agravamento do quadro.

Fonte: Oeste SC Notícias / Dive
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.