TV GC

Cunha Porã entra em situação de epidemia devido ao grande número de casos de dengue

O número de óbitos no Estado até o momento neste ano, é o maior na história da doença, em especial no Oeste

Cunha Porã - 11/04/2022 17:40


Foto: Divulgação - A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o nível de transmissão epidêmico quando a taxa de incidência é maior de 300 casos de dengue por 100 mil habitantes


O município de Cunha Porã, assim como vários municípios da região, entrou em situação de Epidemia para Dengue devido ao aumento dos casos positivamos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o nível de transmissão epidêmico quando a taxa de incidência é maior de 300 casos de dengue por 100 mil habitantes. A caracterização de epidemia ocorre pela relação entre o número de casos confirmados e de habitantes. O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) já havia apontado um alto índice para possível epidemia no município.

Câmera flagra grave acidente com óbito no Goio-ên em Chapecó

A secretaria de Saúde de Cunha Porã confirmou 72 casos positivos para dengue em Cunha Porã e uma internação decorrente da doença. O boletim atualizado foi divulgado no fim da tarde desta sexta-feira (08), de acordo com o município, 62 pacientes aguardam resultados de exames.

Segundo informações repassadas pela coordenadora da Sala de Situação e Agente de Endemias, Ângela Rieger Kölln, um caso positivo para Chikungunya também foi confirmado nesta tarde, é um caso importado de outro Estado, mas requer ampla atenção.

 

Mortes por Dengue

Segundo a Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) da Secretaria de Estado da Saúde, Santa Catarina registrou a oitava morte por dengue neste ano, o maior número de óbitos registrados pela doença na história do Estado, superando em pouco mais de três meses todo o ano de 2021, quando foram sete mortes.

Esse número de vítimas pode dobrar, já que existe ainda outras oito mortes sob suspeita e em investigação.

Mapa mostra as cidades infestadas pelo mosquito Aedes Aegypti. – Foto: Reprodução/DIVE



Foto: Reprodução/DIVE - Mapa mostra as cidades infestadas pelo mosquito Aedes Aegypti

 


Mortes confirmadas:

Brusque, 81 anos, homem, autóctone;

Caibi, 72 anos, homem, autóctone;

Chapecó, 86 anos, mulher, autóctone;

Chapecó, 73 anos, homem, autóctone;

Criciúma, 40 anos, homem, importado;

Itá, 72 anos, homem, autóctone;

Romelândia, 61 anos, homem, autóctone;

Xanxerê, 51 anos, homem, autóctone;

 

Mortes suspeitas em investigação:

Ascurra (01)

Blumenau (01)

Chapecó (01)

Guaraciaba (01)

Joinville (01)

Maravilha (01)

Palmitos (01)

Seara (02)

 

Sinais e sintomas: A transmissão da dengue acontece durante a picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado com vírus. Após a picada, os sintomas podem surgir entre quatro a 10 dias.

A primeira manifestação da dengue, normalmente, é a febre alta (39° a 40°C) de início abrupto, que tem duração de dois a sete dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes. Ao apresentar sinais e sintomas, deve-se procurar atendimento médico para evitar o agravamento do quadro.

Fonte: Oeste SC Notícias/DIVE/ND+
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.