TV GC

Número de eleitores entre 16 e 17 anos em SC cresce mais de 200% em sete meses

Em setembro foi lançada a campanha #BoraVotar; mais de 52 mil adolescentes catarinenses estão aptos a votar nas eleições de 2022

Estado - 14/04/2022 07:43


Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/ND - Isso quer dizer que 28% dessa faixa etária está apta a votar nas eleições


O número de eleitores entre 16 e 17 anos cresceu mais de 200% em Santa Catarina num período de sete meses. Em setembro de 2021, o Estado registrava 15.949 eleitores dessa faixa etária cadastrados, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Naquele mês, o órgão nacional lançou a Campanha #BoraVotar com o intuito de engajar os adolescentes no processo eleitoral.

Em abril de 2022 já são mais de 52 mil jovens com 16 e 17 anos, cadastrados e habilitados a votar nas eleições deste ano. Isso representa um aumento de mais de 200% em sete meses de Campanha.

O Estado tem, aproximadamente, 185 mil jovens de 16 e 17 anos, conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Isso quer dizer que 28% dessa faixa etária está apta a votar nas eleições.

Ainda de acordo com os dados do TSE, no início de março de 2022, eram 37.610 jovens eleitores catarinenses de 16 e 17 anos inscritos. O número pulou para 52 mil no início de abril, ou seja, houve um aumento de 38% em um mês.

No Brasil, até o mês de março, pouco mais de 1 milhão (17,5%) dos adolescentes brasileiros entre 16 e 17 anos tiraram o título de eleitor.

 

Voto facultativo

No Brasil, o voto é obrigatório para todo cidadão, nato ou naturalizado, alfabetizado, com idade entre 18 e 70 anos, mas facultativo para os jovens com 16 e 17, para as pessoas com mais de 70 e para os analfabetos.

Podem votar cidadãs e cidadãos que estão com a situação regular na Justiça Eleitoral, ou seja, sem pendências.

A data limite para realizar o cadastro de novos eleitores para as eleições deste ano é 4 de maio de 2022. Outros procedimentos junto à Justiça Eleitoral também devem ser regularizados até esse dia.

O requerimento do primeiro título é feito de forma online, no portal do TSE. É necessário digitalizar documentos como identidade e comprovante de residência, além de informar um telefone para contato.

O primeiro turno das eleições de 2022 serão realizadas no dia 2 de outubro. Os brasileiros irão às urnas para escolher presidente da República, governadores dos estados, senadores e deputados federais, estaduais e distritais.

 

 

Como fazer o título de eleitor

-Entre no Portal do TSE (www.tse.jus.br) e clique na aba superior, em “Eleitor e Eleições” e procure o menu “Tire seu título – Título Net”;

Acesse o menu “Iniciar seu atendimento a distância”, que fica na parte “Faça seu requerimento” (no centro da página);

Depois, é só selecionar o Estado, conferir a lista de documentos necessários (que já foram citados aqui no começo desta matéria) e clicar em “Próximo”;

Na tela de identificação, escolher “Não tenho”, preencher os dados principais e clicar em “Próximo”;

Depois, na página seguinte, é só preencher o formulário com os dados obrigatórios;

A próxima etapa é a de envio da documentação. Isso deve ser feito na parte que está logo abaixo desse formulário. Selecionar o documento que vai incluir e clicar na parte “Selecionar arquivo”. Quando inserir todos os documentos necessários, finalizar o processo;

Com a conclusão da solicitação, é possível acompanhar o requerimento lá no final da página inicial do Título Net;

Quando o processo for concluído, ao fazer a consulta, o cidadão ou cidadã vai ter acesso ao número do título e aí é só baixar o aplicativo e-Título (faça o download nas lojas Google Play ou App Store) no celular. A versão digital serve como documento oficial e poderá ser apresentada ao mesário no dia da eleição.

Fonte: ND+
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.