TV GC

AARUM desenvolve projeto ‘Reciclagem Premiada’

O objetivo é despertar a conscientização da população para a importância da reciclagem

Economia - 13/05/2022 08:03


Foto: Divulgação / AARUM - Dentre eles, o que mais se encontra são as garrafas Pets e latas de alumínio


A Associação Amigos do Rio Uruguai e Afluentes de Mondaí (AARUM), está desenvolvendo o projeto ‘Reciclagem Premiada’.

Segundo a presidente da entidade ambiental, Margarete Rogelin, o projeto visa despertar a conscientização da população para a importância da reciclagem de alguns resíduos que são descartados no dia-a-dia junto com o lixo orgânico.

Muitos desses resíduos são descartados de forma inadequada em locais públicos como praças, rios, beira de estradas e rodovias.

Dentre eles, o que mais se encontra são as garrafas Pets e latas de alumínio.

Conforme ela, grandes volumes desses resíduos vão diariamente para os aterros sanitários junto com os resíduos orgânicos, o que dificulta a decomposição e satura de forma acelerada a capacidade dessas áreas.

Para o desenvolvimento do projeto ‘Reciclagem Premiada’, a AARUM criou um incentivo para estimular a participação da população e assim iniciar um hábito para a separação de resíduos recicláveis nas residências, comércios, indústrias, escolas e áreas de lazer.

O incentivo será a troca de resíduos recicláveis como: garrafas Pets; embalagens plásticas de gêneros alimentícios e de materiais de higiene e limpeza; além de latas e utensílios em alumínio, por cupons que concorrem a 3 vales-compra no valor de 100,00 reais que serão sorteados no dia 12 de setembro.

Cada 10 unidades de resíduos recicláveis que fazem parte da campanha, poderão ser trocados por um cupom.

A troca por cupons está sendo efetuada em quatro Ecopontos que estão localizados na Escola Gessy Averbeck, Escola Delminda Silveira, Escola Elizabeth Ramminger, Escola de Educação Básica de Laju, Cooper A1 e no Corpo de Bombeiros Militar.

Cada estabelecimento receberá o valor de R$ 100,00 no final da campanha.

Os resíduos serão recolhidos semanalmente nos Ecopontos de Mondaí e levados para um pavilhão da área de lazer, onde a empresa ‘Faluplast’ de Itapiranga, que atua na compra e venda de materiais recicláveis, irá pesar e coletar os materiais devidamente acondicionados em ‘ecobags’.

No ato do carregamento a empresa efetuará o pagamento do valor correspondente ao peso dos resíduos coletados.

 

A coleta será realizada a cada 14 dias.

Segundo Margarete Rogelin, dependendo da necessidade, em caso de grandes volumes, o carregamento poderá ser antecipado mediante agendamento junto à empresa.

Os carregamentos serão acompanhados por pelo menos um integrante da diretoria da AARUM.

A renda dessa campanha será utilizada na implementação de diversos projetos no Centro de Educação Ambiental, recentemente inaugurado.

Entre os investimentos a serem feitos está a educação ambiental com crianças das escolas, grupos de idosos e grupos de jovens; produção de mudas de árvores nativas; trilha ecológica interpretativa; proteção de fontes; recuperação de matas ciliares; e na organização e manutenção da estrutura do Centro.

Além de gerar renda, o projeto também deve reduzir a contaminação do solo e meio ambiente em Mondaí e região.

Fonte: Rádio Porto Feliz / AARUM
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.