TV GC

Onda de frio intenso chega e SC deve ter temperaturas próximas do 0°C; confira onde

Massa de ar seco e frio se aproxima e faz com que as temperaturas tenham uma queda brusca

SC - 15/05/2022 14:09

 

A primeira onda de frio intenso está cada vez mais próxima de Santa Catarina. Conforme a Defesa Civil do Estado, uma massa de ar seco e frio se aproxima e faz com que as temperaturas tenham uma queda brusca a partir desta segunda-feira (16).

Porém, o domingo (15) ainda será de temperaturas amenas e chance para pancadas de chuva em várias regiões. Um sistema de baixa pressão atua sobre a costa de Santa Catarina e também do Rio Grande do Sul e favorece a condição para chuva durante todo o dia.

Frio intenso

De acordo com a previsão do órgão, neste início de semana, praticamente todo o estado deve ficar com temperaturas abaixo dos 10°C ao amanhecer.

As exceções são o Vale do Itajaí e as áreas litorâneas, que devem ficar com temperaturas um pouco mais elevadas. Segundo a Defesa Civil as máximas no Oeste e no Planalto Sul não devem passar dos 14°C, enquanto no Planalto Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis a máxima oscila entre 15°C e 19°C. Já no litoral as máximas ficam acima dos 20°C.

Na terça-feira (17) é quando o frio chega para valer. O Estado deve ter temperaturas abaixo dos 5°C em várias regiões do Oeste aos Planaltos. Nas regiões mais elevadas os termômetros devem mostrar temperaturas ainda mais baixas, podendo ficar próximas ao 0°C. Nas demais áreas as temperaturas devem ficar abaixo dos 10°C.

Ciclone

Além da onda de frio intenso, um ciclone deve avançar do mar em direção ao continente entre a terça (17) e a quarta-feira (18). O fenômeno deixa em alerta os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul pela previsão de ventos muito fortes e rajadas intensas por horas. As informações são da Metsul Meteorologia.

Apesar dos ciclones serem comuns nesse período, o que se aproxima da região sul nesta semana apresenta características atípicas, pois vai se deslocar do mar para o continente, trajetória oposta a dos ciclones na região.

 

Fonte: ND+
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.