TV GC

Luta Antimanicomial: CAPS Palmitos explica o que é e entenda qual a importância

O dia 18 de maio marca, no Brasil, o dia Nacional da Luta Antimanicomial

Palmitos - 18/05/2022 11:34 (atualizado em 18/05/2022 11:36)


Foto: Paulo A. Urqueta Gómez/Assessor de imprensa - Em Palmitos temos uma equipe de multiprofissionais preparadas para atender de forma humanizada essas pessoas


dia 18 de maio marca, no Brasil, o dia Nacional da Luta Antimanicomial, movimento compõe o cenário nacional de luta em prol dos direitos dos usuários e familiares a uma atenção digna dos serviços de saúde, através de ações que buscam uma atenção mais humanizada, com base comunitária somada à reabilitação psicossocial como o principal objetivo da luta.

O Movimento Antimanicomial faz lembrar que, como qualquer cidadão, pessoas com transtornos mentais, têm o direito fundamental à liberdade, ao direito a viver em sociedade, além do direito a receber cuidado e tratamento, sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

Para a equipe multiprofissional do CAPS Palmitos, Psicóloga Barbara de Oliveira, Assistente Social Ana Sara Niederle, Psicóloga Andreia Dietrich e Fisioterapeuta Tamara Pauletto, esse dia têm como ponto principal combater a ideia de isolar a pessoa com sofrimento mental, oferecendo auxilio emocional de profissionais qualificados que fazem parte de uma rede de apoio psicossocial. Em Palmitos temos uma equipe de multiprofissionais preparadas para atender de forma humanizada essas pessoas.

Neste 18 de maio a equipe do CAPS de Palmitos e Caibi, gostaria de transmitir as pessoas que a saúde é um conjunto de cuidados, físico, mental, espiritual e emocional. Realmente as dores mentais e emocionais são Mimimis ou frescuras? Quem somos nós para julgar a dor do outro? Principalmente aquelas que não podemos ver.

O que realmente é ser “NORMAL”, quem em algum momento da vida não se precisaria da ajuda de alguém, de um acolhimento, de uma escuta para falar e até mesmo elaborar suas dores. Se sofrer e procurar ajuda nos fazem “LOUCOS”, então todos somos, pois antigamente era colocado camisa de força para aqueles que precisavam muitas vezes de cuidado, hoje vemos que a camisa de força ainda existe e se chama PRECONCEITO.  

Fonte: Paulo A. Urqueta Gómez/Assessor de imprensa
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.