TV GC

Municípios catarinenses poderão pedir ajuda ao Ministério da Saúde para combate à dengue

Atualmente, segundo o informe divulgado pela DIVE/SC, o Estado registra aumento de 198% de casos da doença

Estado - 01/06/2022 10:08


Foto: Imagem Ilustrativa - O Estado registra aumento de 198% de casos da doença, com 50.033 episódios e 47 mortes por dengue


Nesta terça-feira (31), o Ministério da Saúde e superintendes do ministérios nos Estados discutiram em reunião a gestão do SUS nas regiões Sul e Sudeste.

Entre as pautas discutidas estava o aumento expressivo nos casos de dengue em Santa Catarina.

Atualmente, segundo o informe divulgado pela DIVE/SC, o Estado registra aumento de 198% de casos da doença, com 50.033 episódios e 47 mortes por dengue.

Diante do aumento, a Superintendência do Ministério da Saúde em Santa Catarina explicou que pretende pedir ajuda à Força Nacional do SUS, caso julgue necessário. Isto faria com que novos profissionais para combate à endemia de dengue fossem enviados aos municípios.

Segundo Rogério Ribeiro, superintendente do Ministério da Saúde em Santa Catarina, para solicitar este tipo de ajuda os municípios devem enviar ofício para o Ministério da Saúde, em Brasília, ou para a Superintendência em Santa Catarina que encaminhará a solicitação.

“Santa Catarina nunca foi um Estado que teve tanta incidência de dengue. Não fazia parte de nossas atividades e políticas públicas para um combate deste tamanho. O que sempre tivemos foram focos significativos em algumas regiões, mas controlados”, explicou Ribeiro.

De acordo com a Superintendência, o evento está discutindo estratégias de Governança em Saúde para essas regiões.

Isto seria necessário para melhorar estratégias de combate ao mosquito, pois Santa Catarina “não tem soluções consolidadas para este tipo de endemia”.

No Sudeste, segundo a pasta, há mais experiência no combate ao problema e serão eles os responsáveis por compartilhar as ações que podem melhorar o cenário em Santa Catarina.

Fonte: ND+
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.