TV GC

Projeto voltado às árvores está sendo desenvolvido na Escola de Laju

O projeto está sendo desenvolvido com a turma do 5º ano coordenada pela professora Claudete Hofstatter

Mondaí - 15/06/2022 09:09


Foto: Divulgação - A partir das observações dos alunos e da professora, o tema do projeto foi definido, com base no pátio da Escola do Laju, pois o mesmo possui uma grande diversidade de espécies de árvores nativas e frutíferas


A Escola de Educação Básica Municipal Laju está desenvolvendo durante o mês de junho o Projeto Pedagógico “Árvores da minha Escola”, com a turma do 5º ano coordenada pela professora Claudete Hofstatter.

Os alunos tiveram a oportunidade de perceber a necessidade da educação ambiental, identificando-se como cidadãos críticos e ativos, com o objetivo de valorizar e contribuir para uma ação sustentável voltada às árvores do pátio da Escola do Laju. Envolvendo-se na participação com o zelo ao meio ambiente e contexto escolar.

A partir das observações dos alunos e da professora, o tema do projeto foi definido, com base no pátio da Escola do Laju, pois o mesmo possui uma grande diversidade de espécies de árvores nativas e frutíferas. Sendo que muitas dessas espécies não são conhecidas pelos alunos, nem mesmo a sua importância para o meio ambiente.

Conforme a professora da turma, Claudete Hofstatter, destaca que as atividades do projeto foram pensadas para que pudesse abranger de forma interdisciplinar os conteúdos alinhados às habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “O foco principal será o protagonismo do aluno que trilhará através da pesquisa investigativa, uma aprendizagem significativa e construtiva, pois é, a partir da pesquisa que o aluno desperta o interesse de descobrir, levantar hipóteses e explorar novas ideias”, argumentou Claudete.

Ainda de acordo com a professora as atividades previstas no projeto está o estudo teórico e científico das árvores, grupos colaborativos de estudo, construção e análise de gráficos e tabelas nutricionais, manipulação das frutas para a produção de receitas coletivas, placas de identificação das árvores, construção de infográficos, diversificação no uso de tecnologias digitais, palestras e visitas direcionadas ao tema, entre outras.

E por fim, a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Sandra Regina Callai Schuh, destaca que este projeto forma cidadãos comprometidos e responsáveis com o meio ambiente. “Só vamos conseguir a mudança que tanto se almeja de preservação do meio ambiente através da educação e conscientização das nossas crianças”, finaliza Sandra.

O projeto "Árvores da minha Escola” tem uma página oficial no Facebook, sendo possível os familiares acompanharem o desenvolvimento das atividades dos seus filhos, bem como uma forma de conscientização da comunidade em geral sobre a preservação das espécies das árvores, tanto da escola, como em todo o planeta.

Fonte: Ascom Mondaí
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.