TV GC

Safra de trigo deve crescer 25% em SC neste inverno, aponta Epagri

Segundo relatório, produção de cebola também deve ter crescimento. Previsão é que o Estado se mantenha como o maior produtor da hortaliça no país.

SC - 02/07/2022 11:54


Foto: Governo SC/ Divulgação

A safra de trigo em Santa Catarina deve crescer 25,6% neste inverno em relação ao ciclo do ano anterior, segundo informou a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) nesta sexta-feira (1º). O Estado também deve se manter como líder na produção de cebola (leia abaixo). A previsão é que a safra de alho, no entanto, tenha diminuição.

Segundo João Rogério Alves, analista de socioeconomia da Epagri, a previsão de aumento na área plantada em 21,4%, chegando a 124,7 mil hectares, explica a tendência de crescimento do trigo. "A produção deve passar de 48 mil toneladas para 437 mil toneladas do cereal", afirma.

O crescimento, no entanto, depende das condições climáticas do período.

"A previsão para o inverno é que ele seja com pouca chuva e fio intenso, condições ideais para uma boa safra de trigo. A preocupação é de que as chuvas ocorram nos momentos certos, que é na germinação, florescimento e enchimento de grãos", explica o especialista.

De acordo com Alves, as chuvas são indesejáveis na fase de maturação e colheita. O excesso pode prejudicar a qualidade dos grãos colhidos e assim, comprometer a produtividade das lavouras.

Chapecó deve se firmar como a principal região produtora, respondendo por 19,57% do total do trigo estadual. Em seguida aparece Canoinhas (19,32%), Curitibanos (18,98%) e Xanxerê (14,66%).

 

Outros cereais

Já em relação à aveia, a safra 2022/23 deve ser 0,82% maior que o ciclo anterior. Ao mesmo tempo, de acordo com o relatório da Epagri, houve redução de 3,26% na área plantada, que caiu de 39,9 mil para 38,6 mil hectares.

Santa Catarina também deve colher 2.569 toneladas de cevada nesta safra, um volume 9,46% maior do que no período anterior. Conforme o relatório, o aumento de 12,1% na área plantada justifica essa elevação.

O analista avalia que a safra de cerais de inverno começa em meio a um cenário de incertezas. Isso porque problemas no abastecimento de fertilizantes geraram aumentos de preço dos itens, elevando os custos de produção.

Por outro lado, segundo ele, o cenário internacional de menor oferta, traz expectativa de bons preços na comercialização da nova safra de trigo.

 

Hortaliças

Em relação às hortaliças, a cebola segue em destaque na safra de inverno. Segundo as previsões dos especialistas, o Estado deve se manter como o maior produtor do alimento no país.

Santa Catarina tem potencial de produzir 523 mil toneladas na safra 2022/23, segundo o analista de socioeconomia da Epagri, Jurandi Teodoro Gugel. O volume é 5,46% maior do que no ciclo passado.

O incremento de produção, de acordo com a Epagri, está ligado principalmente ao aumento esperado de 4,94% na produtividade da cebola catarinense.

A região de Ituporanga é a maior produtora de cebola no Estado, respondendo por 46,7% do total. Em seguida aparece a região do Tabuleiro (18,12%), Joaçaba (10,44%) e Rio do Sul (8,8%).

Já o alho, segundo o especialista, tem se firmado como terceiro maior produtor do país. A estimativa aponta, no entanto, que a safra tenha uma queda de 17,06%. Um dos principais fatores a impulsionar essa queda é a redução de 18,67% na área plantada.

Fonte: Sofia Mayer, g1 SC
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.