TV GC

COOPERATIVAS CONSTROEM UM MUNDO MELHOR: 100º Dia Internacional das Cooperativas

As cooperativas reúnem mais de 1 bilhão de pessoas em todo planeta

Cooper A1 - 05/07/2022 08:00


Foto: Ascom Cooper A1 - O Dia Internacional das Cooperativas é comemorado anualmente no primeiro sábado de julho


No sábado, dia 02/07, as cooperativas de todo o mundo comemoram o 100º Dia Internacional das Cooperativas (#CoopsDay). Uma década depois do Ano Internacional das Cooperativas da ONU, que mostrou a contribuição única das cooperativas para tornar o mundo um lugar melhor, o slogan #CoopsDay deste ano – “Cooperatives Build a Better World” – “As cooperativas constroem um mundo melhor” – ecoa o tema do Ano Internacional. Hoje, as cooperativas reúnem mais de 1 bilhão de pessoas em todo planeta.

Na Cooper A1, esta data é sempre especial. “Sendo uma das mais tradicionais cooperativas do Brasil, com 88 anos completos de história ininterruptos, a cooperativa tem orgulho em fazer parte deste movimento que transforma comunidades e vidas”, enaltece o presidente da Cooper A1, engenheiro agrônomo Elio Casarin. Segundo o presidente, que possui 43 anos de experiência no cooperativismo, este sistema é único, embasado em princípios universais solidários e que é comprovadamente eficiente visto a dimensão e representatividade das cooperativas nas comunidades onde estão inseridas.

O presidente Elio Casarin, afirma: “O que seria de nossos pequenos agricultores se não juntassem forças frente a um mercado extremamente competitivo e exigente? A verdade é que sem cooperativas, que praticam o cooperativismo sério, honesto e organizado, seria muito mais difícil. Devemos sempre lembrar a contribuição do cooperativismo para as dimensões social e econômica das famílias associadas e também para toda comunidade”, O presidente reforça que é o modelo socioeconômico que mais cresce no mundo, e que é o caminho para dias melhores.

Casarin destaca que não há outro sistema socioeconômico com igual competência para produzir e também repartir. “Nos unimos as comemorações mundiais com um sentimento de alegria, e gratidão pelos nossos pioneiros que plantaram aqui em nossa região uma semente de esperança que germinou e hoje congrega quase 10 mil famílias cooperadas e 1.500 colaboradores diretos.  “Parabéns a todas as pessoas que, de uma forma ou de outra, fazem parte e acreditam no cooperativismo como agente de transformação social”.

 

ACI comemora o Dia Internacional do Cooperativismo

“As cooperativas estão respondendo ao chamado do secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, que alertou que o mundo está ‘à beira de um abismo – e se movendo na direção errada’, e exclamou que ‘restaurar a confiança e inspirar esperança, precisamos de cooperação, precisamos de diálogo, precisamos de compreensão’. Por quase dois séculos, as cooperativas vêm puxando nessa direção. Isso foi amplamente destacado no 33º Congresso Cooperativo Mundial, realizado pela Aliança Cooperativa Internacional em dezembro de 2021, que focou em como sua identidade compartilhada está levando as cooperativas a agir para enfrentar os problemas do mundo ”, declarou Bruno Roelants, Diretor Geral da Aliança Cooperativa Internacional (ACI).

A ACI convida os cooperadores de todos os lugares a divulgarem como nosso modelo de negócios centrado no ser humano, inspirado pelos valores cooperativos de autoajuda, autorresponsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade e os valores éticos de honestidade, abertura, responsabilidade social e cuidar dos outros, é construir um mundo melhor.

Operando em todo o mundo, em diversos setores da economia, as cooperativas provaram ser mais resilientes a crises do que a média. Fomentam a participação econômica, combatem a degradação ambiental e as mudanças climáticas, geram bons empregos, contribuem para a segurança alimentar, mantêm o capital financeiro nas comunidades locais, constroem cadeias de valor éticas e, ao melhorar as condições materiais e a segurança das pessoas, contribuem para a paz positiva.

“As cooperativas são o único modelo empresarial com princípios globalmente acordados que assentam numa base de valores éticos partilhados ”, acrescentou Bruno Roelants.

 

Sobre o Dia Internacional das Cooperativas

Marcado pelas cooperativas em todo o mundo desde 1923 e proclamado oficialmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas no centenário da ACI em 1995, o Dia Internacional das Cooperativas é comemorado anualmente no primeiro sábado de julho.

O objetivo do #CoopsDay é aumentar a conscientização das cooperativas e promover as ideias do movimento de solidariedade internacional, eficiência econômica, igualdade e paz mundial. Desde 1995, a ACI e as Nações Unidas por meio do Comitê para a Promoção e Avanço das Cooperativas (COPAC) definiram conjuntamente o tema para a celebração do #CoopsDay.

Por meio do #CoopsDay, formuladores de políticas locais, nacionais e globais, organizações da sociedade civil e o público em geral podem aprender sobre a contribuição das cooperativas para um futuro seguro para todos.

Fonte: Ascom Cooper A1
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.