TV GC

Catarinense Neuza Back é convocada para equipe de arbitragem da Copa do Mundo feminina

Competição ocorre entre julho e agosto deste ano na Austrália e Nova Zelândia

Esporte - 11/01/2023 17:06


Foto: Lucas Figueiredo/CBF - Catarinense Neuza Back estreia na Copa do Mundo em primeiro trio totalmente feminino da história


A auxiliar catarinense Neuza Back foi convocada para a equipe de arbitragem da Copa do Mundo Feminina, que vai ocorrer entre julho e agosto deste ano, na Austrália e Nova Zelândia. O anúncio do quadro da arbitragem internacional que estará na competição foi divulgado nesta segunda-feira (9), pela Fifa. Neuza Back é natural de Saudades, no Oeste de Santa Catarina.

Além da catarinense, outras três árbitras brasileiras estarão na Copa do Mundo: a árbitra central Edina Alves, a auxiliar Leila Moreira da Cruz, e a árbitra de vídeo Daiane Muniz dos Santos.

Edina Alves e Neuza Back participaram do mundial feminino em 2019, na França. Em dezembro de 2022, na Copa do Mundo do Catar, Neuza Back integrou o primeiro trio de mulheres que comandou uma partida da competição masculina.

Catarinense Neuza Back estreia na Copa do Mundo em primeiro trio totalmente feminino da história.

O quadro de arbitragem feminino que estará em campo tem 33 árbitras e 55 auxiliares. Segundo a Fifa, no VAR os homens vão atuar com 13 representantes das 19 vagas. Esta será a Copa do Mundo que terá mulheres na tecnologia de vídeo primeira vez na história.

 

Quem é Neuza Back, árbitra de SC convocada para a Copa do Mundo do Catar

- Árbitra Fifa desde 2014

- Formada em Educação Física, a catarinense fez o curso de arbitragem em 2008 e foi considerada a melhor aluna da turma. Ela participou de jogos do Campeonato Catarinense e, no ano seguinte, começou a atuar na Série A do Campeonato Brasileiro masculino. Em 2014, Neuza Back se tornou árbitra assistente FIFA.

- Neuza Back já esteve em momentos importantes de outras competições. A árbitra assistente atuou no Mundial de Clubes FIFA de 2020, na primeira equipe de arbitragem completamente feminina do torneio, ao lado da árbitra Edina Alves Batista. Ela também integrou o primeiro quarteto feminino a apitar um jogo da CONMEBOL Libertadores. Já em 2016, Neuza foi a única representante da arbitragem feminina do Brasil nos Jogos Olímpicos.

Fonte: NSC
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.