TV GC

Polícia Civil resgata homem em situação de escravidão e prende autor do crime

Segundo apurado, o homem foi proibido de sair do local e obrigado a trabalhar sem descanso, todos os dias, da manhā até a noite, para pagar uma suposta dívida pela "hospedagem" na propriedade, num verdadeiro ciclo interminável de cobrança superior ao serviço e submissão a regime extenuante de trabalho, circunstâncias caracterizadoras do crime de redução à condição análoga a de escravo

Região - 14/02/2023 09:27


Foto: Polícia Civil

 

A Polícia Civil restatou no final da tarde desta segunda-feira, dia 13 de fevereiro de 2023, um homem em situação análoga à escravidão. A ação policial ocorreu na área rural do Município de Cunha Porā, após informações encaminhadas pela Assistência Social municipal, que acompanhou o caso.

A investigação realizada até o momento aponta que o homem de 25 (vinte e cinco) anos de idade foi trazido do Estado do Pará para trabalhar em uma plantação de eucaliptos na propriedade do autor, um proprietário rural de 70 (setenta) anos de idade, natural de Cunha Porā.

Ao chegar na propriedade, a vítima foi alojada em um barracão de madeira sem vedação, sem banheiro, sem condições de higiene pessoal e sem utensílios básicos para sobrevivência digna. Nem sequer energia elétrica e água potável a vítima possuía no local, tendo que se deslocar até outro ponto da fazenda quando precisava beber água em uma "bica" ligada a uma nascente.

Segundo apurado, o homem foi proibido de sair do local e obrigado a trabalhar sem descanso, todos os dias, da manhā até a noite, para pagar uma suposta dívida pela "hospedagem" na propriedade, num verdadeiro ciclo interminável de cobrança superior ao serviço e submissão a regime extenuante de trabalho, circunstâncias caracterizadoras do crime de redução à condição análoga a de escravo.

Ao longo de várias semanas de trabalho, a vítima recebeu pouco mais de duzentos reais como pagamento, em que pese a promessa inicial fosse de aproximadamente seis mil reais pela empreitada de plantio de milhares de mudas de eucaliptos, tornando-se um cativo de fato na propriedade, de onde foi proibido de sair pelo autor.

Ao se deparar com os policiais civis da Delegacia de Polícia de Cunha Porā e da Divisão de Investigação Criminal - DIC na tarde de ontem, o homem agradeceu emocionado. O autor foi autuado em flagrante pelo crime de redução de pessoa à condição análoga à de escravo e encaminhado à unidade prisional de Maravilha.

Fonte: Polícia Civil
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.