TV GC

Enem 2023: segundo dia de prova acontece neste domingo com matemática

Professores contam quais são os temas que mais costumam cair no exame e dão dicas de como se sair bem

ENEM - 12/11/2023 09:59


Segundo dia de prova do Enem 2023 acontece neste domingo com a tão ‘temida’ matemática – Foto: Alto Astral/Shutterstock

 

Uma das disciplinas mais temidas, matemática, é também a que mais vale nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Isso porque essa matéria tem 45 questões dedicadas somente a ela.

Como é tradicional no exame, para este domingo (12), os professores esperam enunciados que relacionem o conteúdo com o dia a dia dos estudantes, como cálculo de porcentagem e matemática financeira.

“Além disso, podemos esperar questões envolvendo funções e suas aplicações em contextos variados, razões, problemas de análise combinatória e estatística”, afirma Matheus Freitas, professor de matemática do colégio Mopi.

“Em geometria, além das fórmulas, é bom estar ciente da possibilidade de compor e decompor as formas planas para encontrar modos mais rápidos de determinar a área das figuras”, completa.

Segundo a equipe do cursinho Aprova Total, matemática básica é o tema que mais costuma ser cobrado no Enem. Dentre os conteúdos mais importantes para revisar, estão números inteiros, frações, porcentagem e regra de três.

Saber usar regra de três é essencial para o exame, já que ela é um método que ajuda a encontrar valores desconhecidos quando são trabalhadas grandezas direta ou inversamente proporcionais.

Veja exemplos de grandezas proporcionais:

 Número de pessoas construindo uma casa X tempo para finalizar a construção: quanto maior o número de pessoas trabalhando na construção, menor o tempo para finalizar a casa;

Quantidade de luz consumida na sua casa X valor a pagar na sua conta de luz: quanto menor for a quantidade de luz consumida, menor será o valor da conta de luz;

Tempo gasto na viagem X distância percorrida de carro: com o carro a uma velocidade constante, quanto maior for o tempo gasto na viagem, maior será a distância percorrida.

Como será o segundo e último dia de prova do Enem 2023

Quando: 12 de novembro

Conteúdo: 45 questões de ciências da natureza e 45 questões de matemática

Abertura e fechamento dos portões: das 12h às 13h, pelo horário de Brasília

Começo das provas: às 13h30

Encerramento das provas: às 18h30

Fonte: VIVIAN MASUTTI, DO R7
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.