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Previsão de R$ 486 milhões para continuidade das obras federais em 2024 preocupa Fiesc

Segundo Egídio Martorano, presidente da Câmara de Transporte e Logística da entidade, seria preciso - no mínimo - manter os valores investidos em 2023: R$ 1,2 Bilhão

FIESC - 29/12/2023 14:13


Foto: Filipe Scotti/Fiesc


A falta de previsibilidade é o principal problema apontado pelo responsável pela agenda de infraestrutura de transporte e logística da Federação das Indústrias de SC, Egídio Martorano. "É um problema histórico, ano após ano, independente do partido que está no poder, pois os gestores das obras federais nunca sabem com qual quantia poderão contar para executar os trabalhos no estado", apontou o economista.

 Egídio diz que essa realidade reforça a falta de capacidade do poder público, o governo federal neste caso, de manter o nível de investimento que é fundamental para induzir o desenvolvimento catarinense. "Quando foi feita a concessão da BR-101 Norte, o país estava engatinhando nesse mecanismo, então ocorreram problemas muito sérios que resultaram no cenário atual de grande atraso nas obras do contorno viário da Grande Florianópolis, por exemplo. Houve uma importante evolução nesse mecanismo, que não é perfeito, mas o ambiente jurídico brasileiro está melhor para que o modelo de concessão possa atender nossas demandas de continuidade de investimentos", pondera.

 Ao ser questionado sobre o problema do déficit das contas públicas e como ele pode afetar o volume de recursos para Santa Catarina, o presidente da Câmara de Transporte é enfático. "O equilíbrio fiscal é algo contábil e básico, deveria ser questão vencida, todos precisam gastar menos do que ganham, pois isso afeta a questão econômica, gera inflação, prejudica o ambiente de investimentos. É fundamental, portanto, garantir a estabilidade institucional para que a iniciativa privada se sinta segura em trazer os recursos que o Brasil precisa", destaca Egídio.

Fonte: ASCOM FIESC
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