TV GC

Santa Catarina terá semana marcada por calor intenso e temporais

Estado - 15/01/2024 16:56


Foto: Eduardo Valente / GOVSC

Entre segunda-feira, 15, e quarta-feira, 17, o calor deve intensificar em Santa Catarina. Durante as tardes, as temperaturas máximas devem superar os 30°C em todas as regiões, podendo atingir 38°C nas áreas do Grande Oeste, Grande Florianópolis, em todo o Vale do Itajaí e Norte de Santa Catarina. É comum que em dias quentes de verão ocorram mudanças bruscas no tempo, com a possibilidade de temporais entre a tarde e a noite, e essa semana não será diferente.

A combinação de calor e umidade provoca temporais com raios e rajadas de vento em todo o estado. Na segunda, 15, e terça-feira, 16, a chuva começa nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, mas o maior risco se concentra nas áreas do centro-leste, incluindo os planaltos, as regiões litorâneas e em todo o Vale do Itajaí. Nestas áreas o risco é moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais. Sempre é importante lembrar que em caso de temporais e alagamentos, deve-se buscar abrigo e evitar o contato com a água.

Entre terça, 16, e quarta-feira, 17, ocorre a formação de uma baixa pressão no Rio Grande do Sul. Este sistema deve avançar próximo ao Litoral catarinense, mantendo o tempo fechado e chuvoso até a manhã de quinta-feira, 18, nas áreas entre o Planalto Sul e Litoral Sul. Nestas áreas, há risco alto para alagamentos, enxurradas pontuais e deslizamentos. Além disso, com o tempo fechado, as temperaturas diminuem nas áreas ao sul do estado.

Os modelos meteorológicos mostram que este alívio nas temperaturas não é duradouro, com calor intenso e risco de temporais retornando para todas as regiões nas tardes e noites de quinta e sexta-feira.

O final de semana começa a mudar as condições do tempo depois de uma semana de bastante calor e chuva. Com o avanço das instabilidades mais ao norte, teremos uma diminuição das temperaturas e o tempo deve seguir mais nublado de forma geral para Santa Catarina. O tempo ainda não fica firme, tanto sábado quanto domingo tem risco para chuvas, mas com intensidade mais fraca e risco baixo para transtornos. As temperaturas devem ficar entre 22°C e 27°C na maior parte das regiões, apenas no extremo oeste e áreas mais ao norte que ainda podem passar dos 30°C.

O calor intenso traz risco para insolação, desidratação e agravamento de doenças cardiovasculares e respiratórias, por isso, a SDC recomenda aumentar a hidratação e evitar o sol nos horários mais quentes do dia, entre às 10h e às 16h. A atenção deve ser redobrada com crianças, idosos e pessoas com doenças cardiovasculares e cardiorrespiratórias preexistentes.

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo. 

Fonte: ASCOM | SDC
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.