TV GC

Secretário da Saúde de Palmitos fala sobre casos de dengue no município

Município registrou um caso importado da doença

Palmitos - 19/01/2024 13:24 (atualizado em 27/02/2024 22:28)
Carregando Vídeo


Foto: ASCOM Palmitos


No começo deste ano, Palmitos registrou o primeiro caso de dengue em 2024. Desde então, o município vem trabalhando na identificação de focos do mosquito para prevenir a incidência de novos casos. Em entrevista à TV Expresso, o secretário da saúde, Juarez Rossini, falou sobre esses trabalhos.

Segundo Rossini, o município tem 5 pessoas trabalhando na equipe epidemiológica, que realizam visitas diariamente em diferentes pontos da cidade, averiguando os locais para evitar a ocorrência de focos do mosquito. “Esta equipe elas montam, em diversos pontos da cidade, armadilhas onde os mosquitos depositam a larva” afirma.

Além dos esforços da equipe epidemiológica, é necessário a colaboração de  toda a população no combate ao mosquito, evitando a concentração de água parada em suas casas e nos arredores. “Eu acredito que é com a união de esforços que a gente vai conseguir ter um ano de 2024 com poucos casos. A gente pede à nossa população que nos auxilie pra evitar que fique reservatórios onde o mosquito possa se proliferar” diz o secretário.

Ainda segundo Rossini, se houver algum local de difícil acesso com suspeita de água parada, deve ser contatado o posto de saúde, as agentes de saúde do município, ou a equipe epidemiológica, para que possam se deslocar até o local e averiguar. A equipe conta com um drone para conseguir identificar focos em locais altos de difícil acesso.

Em caso de sintomas de dengue como febre alta, náuseas, vômitos e dor no corpo, deve ser consultado uma unidade de saúde o mais rápido possível. “Quanto antes ela procurar, antes o médico consegue fazer um tratamento mais eficaz” esclarece o secretário.

Fonte: TV Expresso
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.