TV GC

Município de Cunha Porã em alerta: 13 casos de dengue registrados este ano

Cunha Porã - 26/03/2024 16:43


Foto: Divulgação.


Desde o início do ano, o município de Cunha Porã tem enfrentado um aumento preocupante nos casos de dengue. De acordo com dados recentes divulgados pela Secretaria de Saúde local, já foram registrados um total de 13 casos positivos da doença, com quatro casos autóctones, três importados e cinco indeterminados.

 

Os casos autóctones, ou seja, aqueles contraídos dentro do próprio município, somam quatro até o momento, enquanto três foram importados, indicando que a doença foi contraída em outros municípios. Além disso, cinco casos permanecem indeterminados, tornando a situação ainda mais desafiadora para as autoridades de saúde locais.

 

A luta contra a proliferação do mosquito transmissor da dengue é uma batalha constante em Cunha Porã, que já registrou um total de 115 focos do mosquito. Das 117 notificações de dengue, 78 foram descartadas, enquanto 26 aguardam resultados de exames. Em uma tentativa de conter a disseminação da doença, uma aplicação de inseticida em Ultra Baixo Volume (UBV) foi realizada na última quinta-feira, dia 21 de março, visando eliminar os mosquitos adultos que sobrevoam a área.

 

No entanto, é crucial ressaltar que o produto utilizado não afeta a forma aquática do mosquito, destacando a importância da colaboração de cada indivíduo no combate ao vetor da doença. Medidas como a eliminação de possíveis criadouros do mosquito, mantendo caixas d'água e cisternas bem fechadas, são fundamentais para evitar uma epidemia da doença.

 

A população também é orientada a ficar atenta aos sintomas da dengue, como febre, dor muscular intensa, dor atrás dos olhos e dor de cabeça. Em caso de apresentação desses sintomas, é recomendado procurar atendimento nas unidades de saúde locais.

 

Além disso, o uso de repelente é fortemente recomendado, com a aplicação regular ao longo do dia conforme as instruções na embalagem do produto. Somente com a colaboração e conscientização de toda a comunidade será possível combater eficazmente a propagação da dengue em Cunha Porã.

Fonte: Assessoria Cunha Porã.
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.