TV GC

Palmitos decreta situação de emergência devido à dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti

Prefeito assina decreto que permite ações intensificadas de combate ao mosquito transmissor e estabelece medidas para garantir a segurança da população

Dengue em Palmitos - 26/03/2024 22:42


DIVESC


Nesta terça-feira (26), o prefeito de Palmitos, Dair Enge, assinou a declaração de situação de emergência em saúde pública devido ao risco epidemiológico causado pela dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

O decreto enfatiza a necessidade de ações imediatas para conter a propagação dessas enfermidades. Segundo o documento, a Secretaria de Saúde do município está autorizada a solicitar apoio de outras Secretarias para enfrentar conjuntamente essa situação desafiadora.

Uma das medidas mais destacadas no decreto é a autorização dada aos agentes comunitários de endemias, saúde e vigilância sanitária para adentrar em lotes vazios ou em residências fechadas. Isso possibilitará o monitoramento, tratamento e eliminação de possíveis focos do mosquito transmissor, contribuindo assim para a redução dos riscos à saúde da população.

É importante ressaltar que cada caso e situação serão analisados minuciosamente pela Secretaria Municipal de Saúde, garantindo uma abordagem individualizada e eficaz. Além disso, o decreto alerta sobre as consequências do seu descumprimento, sujeitando o infrator, conforme a gravidade, às penas previstas em Lei Municipal, consideradas de natureza sanitária.

As penalidades para aqueles que violarem o decreto podem variar de multas financeiras, sendo o valor mínimo fixado em R$ 438,07 e o máximo em R$ 1.095,18. Em situações que demandem, os agentes municipais estão autorizados a solicitar apoio policial para garantir o cumprimento das determinações estabelecidas.

O decreto pode ser acessado nos portais oficiais do município. 

Fonte: TV Expresso
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.